Nos dias 11 e 12 de setembro de 2025, Maracaju se torna palco de um dos mais importantes eventos de fomento ao empreendedorismo da região: o Encontro das Salas do Empreendedor da Região Sul. A programação acontece no Espaço Sicredi, dentro do Sindicato Rural, e também na SEDEMA (Rua Dracena, n.º 2410 – Centro).
Promovido pelo SEBRAE, o encontro tem como objetivo oferecer capacitação sobre temas específicos de atendimento ao Microempreendedor Individual (MEI), estimular o networking entre os representantes das Salas do Empreendedor e compartilhar experiências que fortalecem o ambiente de negócios na região.
Excepcionalmente neste semestre, Maracaju foi escolhida como sede do encontro, reunindo Agentes de Desenvolvimento e Atendentes de 20 municípios da Região Sul, entre eles: Rio Brilhante, Nova Andradina, Deodápolis, Anaurilândia, Ivinhema, Naviraí, Dourados, Ponta Porã, Caarapó, Amambai, Aral Moreira, Tacuru, Eldorado, Coronel Sapucaia, Sete Quedas, Jateí, Japorã, Itaporã, Douradina e Paranhos.
A abertura oficial ocorreu na tarde desta quinta-feira (11/09) e segue até o fim da tarde de sexta-feira (12/09).
Também participam do encontro os representantes do Sebrae/MS: o gerente regional sul, Marcus Faria, e os analistas técnicos Emerson Paulo, Luiz Cavalcante, Vanessa Reis, Roberta Serafim e Diego Costa.
Sala do Empreendedor como referência
Além de sediar o encontro, Maracaju também se destaca por sua Sala do Empreendedor, que se tornou referência em qualidade de atendimento e inovação, conquistando o Selo Diamante, maior reconhecimento concedido pelo Sebrae às Salas que se destacam em boas práticas. O prêmio consolida o município como exemplo de gestão empreendedora, fortalecendo ainda mais o papel da cidade como protagonista no desenvolvimento econômico da Região Sul de Mato Grosso do Sul.