A Prefeitura de Maracaju, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou o último encontro do ano da Formação em Educação Imaginal, reunindo cerca de 100 professores na Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra. A atividade marcou o encerramento de um ciclo de estudos dedicado ao fortalecimento de práticas pedagógicas inovadoras, sensíveis e humanizadas, evidenciando o compromisso do município com uma educação mais criativa e transformadora. O evento contou com a presença especial do mentor Ivan Lyo Shiozawa, que trouxe reflexões profundas sobre o papel do educador no desenvolvimento integral dos estudantes.
Com o tema “Autonomia na Educação Imaginal”, o encontro ressaltou a importância da alegria como elemento que impulsiona o processo de aprendizagem, reforçando a natural curiosidade das crianças e o encantamento pelo conhecimento. Também destacou o papel essencial do professor na construção de caminhos de excelência, apontando a responsabilidade como uma das bases para decisões assertivas no ambiente escolar. Ao longo do encontro, professores compartilharam experiências e vivências, ampliando o diálogo sobre práticas pedagógicas que fortalecem vínculos, estimulam a criatividade e promovem o desenvolvimento integral dos alunos. O clima de cooperação marcou o encerramento das atividades, reforçando a certeza de que a educação imaginal segue abrindo novas possibilidades para o ensinar e o aprender.
A formação é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Maracaju, o ITC Brasil e o Sindicato Rural, que uniram esforços para ampliar a reflexão pedagógica e promover uma educação mais sensível às necessidades contemporâneas. O encerramento do ciclo reafirmou o compromisso da Secretaria Municipal de Educação de seguir investindo em projetos que valorizem a formação docente e fortaleçam a qualidade do ensino em toda a rede municipal.









