O município está situado no sul da região Centro-Oeste do Brasil, no sudoeste de Mato Grosso do Sul (Microrregião de Dourados).
Coordenadas: Latitude 21º36’52” Sul | Longitude 55°10’06” Oeste
Distâncias:
A predominância é de latossolo de textura argilosa, com a fertilidade natural variável. Aparecem, ainda, os neossolos e o latossolo vermelho-escuro.
Está a uma altitude de 384 m. Composto por dissecados tabulares, extremo norte, cuestas e dissecados colinosos. Encontra-se na Região dos Planaltos Arenítico-Basálticos Interiores e na Região dos Planaltos da Borda Ocidental da Bacia do Paraná.
Influência do clima tropical (AW), úmido a sub-úmido. A precipitação anual varia de 1.500 a 1.750 milímetros.
Sob influência da Bacia do Rio da Prata. Principais rios:
Localiza-se na região do Cerrado e campos de vacaria. Predomina a pastagem plantada, seguida da lavoura, com remanescentes de Campo Cerrado, Campo Sujo e Floresta Estacional.
Fuso horário: -1 hora em relação a Brasília (-4 GMT).
Área: 5.298,840 km² (1,48% do estado).
Subdivisões: Maracaju e Vista Alegre.
A história administrativa conta, como administradores municipais, nomes como João Pedro Fernandes, Manoel Ferreira de Lima, Luiz Gonzaga Prata Braga, Rogério Lopes Posser, Reinaldo Azambuja(ex-Governador do Estado) e o médico Maurilio Ferreira Azambuja. O atual prefeito (2025-2028) é José Marcos Calderan.
Baseada na agropecuária, Maracaju é a 6ª maior economia do Estado. O PIB per capita (2020) foi de R$ 76.639,22. O comércio varejista é altamente desenvolvido.
População de 45.047 habitantes (IBGE 2022). O município é o 10º mais populoso do estado, com densidade demográfica de 8,35 hab/km².