Unidade de Vigilância de Zoonoses UVZ

A UVZ é um órgão da Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com a Portaria nº 1138 de 23/05/2014 do Ministério da Saúde, a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) tem como atribuição a vigilância, monitoramento, prevenção e controle de zoonoses e de acidentes causados por animais peçonhentos e venenosos, de relevância para a saúde pública.

A Organização Mundial de Saúde não recomenda a captura e eliminação indiscriminada e sistemática de animais errantes, pois esta ação não promove efeito significativo no controle de doenças e das populações. Com base na Lei de Crimes Ambientais (nº 9605/98, art. 32), que considera crime praticar atos de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, advertimos que não abandone seu animal de estimação nas ruas, pois é um ato criminoso e cruel.

Telefones Úteis

Zoonoses (Exame de Leishmaniose, vacina de Raiva ou denúncia de Criação): (67)3454-5041 - 98478-0041

Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos (Castramóvel): (67) 98452-0004

Secretaria Municipal de Obras (recolher animais mortos, limpeza de terrenos): (67)3454-4040

Ouvidoria Municipal (Denúncias): 3454-1320

Denúncias de maus tratos

Polícia Civil (investigação): (67) 3454-1972 plantão 99663-3977

Polícia Militar (flagrante): 190

Atividades desenvolvidas pela UVZ

Ações de vigilância da raiva

• encaminhamento de material biológico de animais suspeitos para exame de raiva animal (cães, gatos, morcegos e outros animais silvestres);
  • vacinação antirrábica canina e felina;
  • ações educativas;

• controle populacional (evita procriação);
  • procedimento cirúrgico com microchipagem de animais;

• investigação dos casos notificados;
  • monitoramento sorológico de cães comunitários, para detecção da circulação do parasita, uma vez que até o momento o município é considerado indene;
  • encaminhamento de amostras para exame sorológico junto ao LACEN – MS;

Ações de vigilância da fauna sinantrópica (acidentes causados por animais peçonhentos ou venenosos)

• identificação de espécies de interesse à saúde pública;
  • ações educativas destinadas à população e profissionais de saúde quanto ao  manejo, prevenção e controle de animais peçonhentos ou venenosos;
  • apoio técnico nas situações relacionados aos animais peçonhentos ou venenosos (escorpiões, lagartas, aranhas, percevejos, entre outros);

Ações conjuntas com outros órgãos da SMS e demais Secretarias no intuito de aprimorar as vigilâncias acima descritas.