UNIDADE DE TRANSBORDO DE RESÍDUOS
Endereço: Chácara Guarany, Zona Rural, Maracaju/MS
Horário de funcionamento: Segunda a Sexta das 7h às 11h e 13h às 17h
Sábados e Domingos das 7h as 11h e 13h as 16h
A Unidade de Transbordo de Resíduos de Maracaju tem desempenhado papel fundamental na gestão sustentável dos resíduos produzidos pela população local. No local podem ser descartados resíduos de galhos e poda de árvores, madeira (pallet, troncos de árvores, móveis usados), entulho limpo e rejeitos de origem domiciliar. É importante destacar que os resíduos deverão estar separados e não poderão conter mistura com materiais perigosos, como por exemplo tintas, óleos e graxas e produtos químicos.
Os principais tipos de resíduos recebidos na unidade, destacando a importância da separação adequada para promover a preservação do meio ambiente:
Uma das principais categorias de resíduos que a Unidade de Transbordo recebe é a poda de árvores. Esses resíduos são provenientes de atividades de manejo de árvores urbanas, como poda de galhos, ramos e folhas. Ao encaminhar esses resíduos para a unidade, a população contribui para a redução do volume de materiais descartados inadequadamente em vias públicas e áreas verdes, evitando assim a obstrução de vias e a proliferação de doenças transmitidas por vetores. Este resíduo é picado no local e armazenado temporariamente para geração de composto orgânico, onde o material é doado para programa de agricultura familiar em adubação orgânica, entre elas Distrito de Vista Alegre, Assentamento Valinhos e Comunidade Quilombola São Miguel, oferecendo ótima alternativa como reaproveitamento de resíduos.
Outro tipo de resíduo tratado na Unidade de Transbordo é a madeira. Esse material é proveniente de demolições, reformas ou pallets. Ao destinar a madeira corretamente para a unidade, é possível viabilizar seu reaproveitamento e reciclagem, evitando que seja descartada de forma irregular, o que poderia causar impactos negativos no meio ambiente e na saúde pública.
O entulho, que inclui restos de construção e demolição, também é separado e destinado à Unidade de Transbordo de Resíduos de Maracaju. Esses materiais, como tijolos, concreto, cerâmica, entre outros, são armazenados temporariamente na Unidade de Transbordo de Resíduos de Maracaju e reaproveitados, evitando a disposição irregular destes.
Os rejeitos domiciliares são os resíduos que não podem ser reciclados ou reutilizados e incluem restos de comida, papel higiênico, fraldas, entre outros materiais não recicláveis. Esses resíduos são destinados de maneira adequada na Unidade de Transbordo, seguindo todas as normas ambientais e sanitárias para garantir a proteção do meio ambiente e da saúde da população, onde são armazenados temporariamente em caçambas tipo roll on roll off e diariamente são transportados e destinados de forma adequada em Aterro Sanitário privado, localizado em Dourados/MS.
A Unidade de Transbordo de Resíduos está localizada na Chácara Guarany, Zona Rural de Maracaju, aberto todos os dias, das 7h às 11h e 13h às 17h. É necessário fornecer dados como nome do motorista, CPF ou CNPJ e realizar a pesagem da carga na entrada e saída.
A importância da separação correta desses resíduos não pode ser subestimada. Ao realizar a triagem na fonte, a população de Maracaju contribui para a maximização da reciclagem e reutilização de materiais, reduzindo a quantidade de lixo encaminhada para aterros e minimizando os impactos negativos no meio ambiente.
A consciência da população sobre a importância de separar os diferentes tipos de resíduos é fundamental para garantir a preservação do meio ambiente, a melhoria da qualidade de vida e a construção de uma cidade mais limpa e sustentável para as futuras gerações.
Figura 01: Vista aérea da Unidade de Transbordo de Resíduos em Maracaju.