10 JUL 2019
AGRICULTURA
Maracaju Forte no Campo: potencializando a agricultura familiar

A agricultura familiar é um dos pontos mais fortes da economia brasileira. Com um faturamento de US$ 55,2 bilhões por ano, ela é responsável por 90% da economia dos municípios com até 20 mil habitantes e coloca o país na oitava posição no ranking dos maiores produtores de alimentos do mundo.

Os dados do Banco Mundial e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento confirmam o que o município de Maracaju já sabia: é preciso investir e incentivar os pequenos produtores. E foi com esse objetivo que surgiu o projeto Maracaju Forte no Campo, vencedor da categoria Pequenos Negócios no Campo do Prêmio Prefeito Empreendedor 2019 do Sebrae/MS.

Como funciona o projeto?

A iniciativa teve como objetivo orientar e subsidiar a produção agrícola dos pequenos produtores da cidade para que pudessem destinar seus produtos à merenda escolar. A ideia foi idealizada pelo Departamento Agropecuário Municipal e teve auxílio do Sebrae/MS para ser implementado.

O projeto nasceu da necessidade de agrupar as ideias e ações que já estavam sendo realizadas para os pequenos produtores de uma forma mais coesa e organizada, trazendo assim, mais benefícios a esses produtores, que começaram a receber orientação para produção e controle de qualidade.

“O Maracaju Forte no Campo deu todo o suporte para o pequeno produtor, desde o momento de lançar a semente no solo até a hora de entregar os produtos nas escolas. O município auxilia na venda, carregamento e transporte para as escolas. O projeto aumenta a qualidade de vida, melhora a renda familiar e, com isso, mantém os pequenos produtores em suas propriedades”, explica Maurílio Ferreira Azambuja, prefeito de Maracaju.

Um exemplo de comunidade que foi impactada de forma positiva pelo projeto é o Quilombo São Miguel. O Maracaju Forte no Campo, ajudou na permanência das famílias no campo, aumento da sua renda e qualidade de vida, sem contar a melhora na qualidade dos alimentos oferecidos na merenda escolar da rede municipal de ensino.

A iniciativa conta ainda com o auxílio do Senar/MS e Agraer, que dão o suporte técnico por meio de agrônomos, nutricionistas e uma equipe de campo para o transporte dos produtos que são destinados para merenda escolar de mais de 5 mil alunos da rede municipal de educação.

Mudança de cenário

Se antes os pequenos produtores familiares de Maracaju estavam ficando sem opções para onde venderem seus produtos, depois da implantação do projeto pela prefeitura, eles puderam não só fornecer produtos para a merenda, mas também participar das feiras livres que acontecem na cidade e receber o auxílio necessário para aumentar sua produção e atender os supermercados. Maracaju faz parte hoje do programa Cidade Empreendedora, elaborado pelo Sebrae para estimular o desenvolvimento local.

Assessoria: Sebrae