A Fundação de Cultura em parceria com a Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, curso de Pedagogia pólo Maracaju (UEMS) realizaram uma noite sobre a diversidade, em todos aspectos da diversidade, não só cultural. Com o Tema Provocações, diálogos e reflexões sobre Diversidade Cultural.
Participaram do evento segmentos religiosos, além das várias etnias que compõe Maracaju. Durante o evento teve apresentação cultural de dança, teatro, defesa pessoal e palestra.
Diretora da Fundação de Cultura falou da importância da diversidade, e o que representa para o crescimento do município, as apresentações foi uma forma de homenagear o que as etnias representam.
Professora Andréa Natália, do Curso de Pedagogia disse que o respeito entre as diversidades e a grandeza dessa diversidade e que no todo fazem a diferença, deixando um mundo melhor.
Representando a cultura japonesa teve apresentação de judô feito pelos alunos da Liga Confederada de Judô do Mato Grosso do Sul, Roda de Capoeira com os alunos do Projeto Ginga Maracaju, dança de salão com a invernada artística do CTG Nova Querência, e dança Paraguai com o pessoal da Colônia Paraguaia e encerrou com teatro que encenou sobre autismo. A do encontro foi com Hino do Mato Grosso do Sul cantado em Guarani pelas crianças da Aldeia Sucuruy.