09 MAR 2020
DESENVOLVIMENTO
2019 Casa do trabalhador atendeu mais de nove mil pessoas
Em 2019, a Casa do Trabalhador de Maracaju registrou 9.237 (nove mil duzentos e trinta e sete) atendimentos para os mais variados serviços: intermediação de mão de obra (IMO), seguro desemprego e solicitação de Carteira de Trabalho.

Segundo o Gerente Weliton de Carvalho, o carro chefe da Casa do Trabalhador, a intermediação de mão de obra (IMO), que consiste na oferta de vagas de trabalho e encaminhamento de trabalhadores para as respectivas vagas, os números foram esses em 2019: 368 (trezentos e sessenta e oito) vagas ofertadas, sendo que dessas vagas foram preenchidas por 280 (duzentos e oitenta) trabalhadores encaminhados pela Casa do Trabalhador.

Analisando os números da IMO, constatou-se que na média para cada dia do ano de 2019, foi ofertada uma vaga pela Casa do Trabalhador de Maracaju e, no que concerne ao número de trabalhadores recolocados no mercado de trabalho formal (280), chegou-se a média de 23,33 (vinte e três vírgula trinta e três) recolocações por mês, o que dá mais 01 (um) trabalhador por dia útil recolocado no mercado formal de trabalho, por meio da Casa do Trabalhador de Maracaju.

Em relação ao seguro – desemprego,1.540 (mil quinhentos e quarenta) trabalhadores requereram o benefício, por meio da Casa do Trabalhador de Maracaju.

Já em relação a solicitação de Carteiras de Trabalho, foram emitidas 2.179 (duas mil cento e setenta e nove) Carteiras de Trabalho físicas.

Para 2020.

Segundo o Weliton, os números do ano de 2019 no geral são bons, mas precisa melhorar, principalmente no tocante a oferta de vagas e recolocação de trabalhadores. Por isso, já determinou a equipe de captação de vagas que intensifique as visitas ao comércio local, com o objetivo de divulgar os serviços prestados pela Casa do Trabalhador Maracaju e ainda, definiu para equipe de captação de vagas a meta de 70 (setenta) colocações, apenas com as visitas externas, até 31 de julho de 2020.

Para atingir a meta estabelecida pela gerência da Casa do Trabalhador, a equipe de captação de vagas já está realizando visitas as empresas do comércio local.

Outro ponto reputado importante para o Gerente Weliton, é o da qualificação de trabalhadores. Em razão disso, a Casa do Trabalhador de Maracaju em união de esforços com o Sindicato Rural de Maracaju, desenvolveu um mecanismo de encaminhamento de trabalhadores para os cursos do SENAR/MS, ofertados e realizados no Sindicato Rural.

O sindicato Rural de Maracaju em parceria com o SENAR/MS está ofertando, apenas para o primeiro semestre de 2020, 33 (trinta e três) cursos para os trabalhadores do setor do Agro, os interessados do setor que quiserem se qualificarem poderão procurar a Casa do Trabalhador de Maracaju ou também o Sindicato Rural, munidos do RG, CPF e comprovante de residência.

A Casa do Trabalhador de Maracaju está localizada na Rua Melânio Garcia Barbosa, 119, Centro, os empresários interessados em ofertar vaga de trabalho poderão solicitar o formulário de oferta de vagas pelo e-mail maracaju@funtrab.ms.gov.br

Local: Casa do Trabalhador