30 MAR 2021
AÇÕES AO CORONAVÍRUS

Prefeito e Secretário de Fazenda reúnem-se com prefeitos e secretários de todo o estado em reunião virtual da ASSOMASUL.

Em pauta a discussão de como equilibrar saúde e economia em tempos de COVID-19, bem como ações futuras no combate a pandemia.

Na tarde desta terça-feira 30-03-2021 o Prefeito Marcos Calderan e o Secretário de Fazenda e Administração Anizio Pereira Filho participaram de uma reunião virtual que foi organizada pela ASSOMASUL – Associação dos Municípios do Mato Grosso do Sul contando com a participação de prefeitos e autoridades do todo o estado.

A reunião contou com a participação do Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar – SEMAGRO Jaime Verruck que pontuou aos gestores alguns benefícios disponibilizados para a manutenção da economia no estado, tais como: prorrogação do ICMS das empresas que estão no Simples Nacional, suspensão do corte de energia por parte da ANEEL em relação aos consumidores da Tarifa Social, parcelamento das faturas da SANESUL após 90 dias de inadimplemento sem multa e sem juros.

Também presente na reunião virtual, Secretário de Governo e Gestão Estratégica Sérgio Murilo elencou aos prefeitos e secretários municipais alguns pontos futuros como a possível flexibilização do toque de recolher, possibilidade de reabertura de academias, possibilidade de reabertura de escolas e possibilidade de abertura dos comércios.

Todos os estabelecimentos incluídos no Decreto Estadual, deverão seguir as medidas de biossegurança, informo ainda que após a elaboração do novo decreto, encaminharemos o documento à Assomasul para conhecimento de todos os gestores, antes ainda da sua efetiva publicação.” Afirmou Sérgio, durante a reunião virtual.

Para o Prefeito Marcos Calderan o momento é de união e muito cuidado, devido ao crescimento da procura por leitos da rede hospitalar de todo o estado, qualquer decisão deve ser tomada com muito zelo, mas sempre, aliando saúde a economia.

Temos uma preocupação sólida com a economia, preservar empregos, mas aliando a saúde, temos atualmente um hospital com atendimento acima da capacidade, dificuldade na compra de insumos devido a falta no mercado, bem como profissionais de saúde cada vez mais exaustos. É o momento da população se unir cada vez mais contra o coronavírus, praticando as ações preventivas efetivamente e junto com as lideranças estaduais, iremos trabalhar também em prol a decisões que favoreçam a nossa economia.” Explicou Marcos Calderan.

Até a último Boletim Epidemiológico divulgado, Maracaju contava com um total de 3.310 casos confirmados de COVID-19, bem como com 14 internados no Hospital Soriano Corrêa e ainda 5 em Hospital de Referência em Campo Grande que, atualmente não recebe mais pacientes, diante da falta de vagas.

Autor: Matéria: Assessor de Comunicação Responsável Tiago Rodrigues DRT 1785/MS