14 JUN 2021
AÇÕES AO CORONAVÍRUS
Prefeitura entrega 3 novos aparelhos de ventilação mecânica não invasiva para o Hospital Soriano Corrêa.

Com investimentos de mais de 42 mil, município segue reforçando a saúde e aparelhos entregues auxiliam médicos e fisioterapeutas no tratamento a COVID-19.

Na manhã desta segunda-feira 14-06 o Prefeito Marcos Calderan acompanhado do Secretário de Saúde Thiago Olegário Caminha, Diretores, médicos e outros profissionais da saúde de Maracaju, realizou a entrega oficial de dois novos aparelhos de ventilação mecânica não invasiva para o Hospital Soriano Corrêa da Silva.

Os aparelhos são do Modelo BIPAP A30 e outro do Modelo CPAP DreamStation com 4 kits (Traqueia, mascaras e fixadores) e são recomendados para o uso nos pacientes que sofrem de complicações pulmonares decorrentes da Covid-19. A utilização desses equipamentos neste método de tratamento pode ser indicado e executado por um fisioterapeuta para pacientes que apresentam as seguintes condições: pós-extubação difícil, edema agudo pulmonar, doença pulmonar obstrutiva crônica agudizada, crise de asma agudizada, apneia obstrutiva do sono, fadiga muscular respiratória, doenças neuromusculares, disfunção diafragmática, colapsos pulmonares (atelectasias).

Segundo o médico do Hospital de Maracaju, Médico Dr. Thiago Murano todo o planeta vive um verdadeiro estado de guerra para salvar vidas e para isso é fundamental a união de todos para a vitória.

A Prefeitura tem sido companheira do Hospital e nós buscamos ser companheiros do município, sabemos que os cuidados que podemos ter para prevenir uma intubação em um paciente que se agrave, conta com um auxílio fundamental da fisioterapia e esses aparelhos que recebemos nos auxiliam a melhorar a qualidade do tratamento ao paciente e isso é uma grande vantagem, quanto menos pacientes em situação de gravidade melhor, tratando de forma mais eficaz, obtendo maiores chances de sucesso.” Explicou Thiago Murano.

O médico salientou que esses aparelhos fazem uma ventilação não invasiva, aumentando a capacidade de funcionamento do pulmão, melhorando consequentemente a capacidade ventilatória do paciente, ajudando na recuperação do paciente.

Desde que assumimos o município, temos um objetivo comum, transformar nossa cidade, ainda enfrentamos essa dura e difícil realidade do COVID-19, pedindo para a população que se cuide, principalmente neste momento em que vivemos, considerado um dos piores desde o início da pandemia, mas o município não cruza os braços, segue investindo, fortalecendo e melhorando ainda mais nossa saúde, por isso, esta entrega mais uma vez beneficia o tratamento de pacientes de COVID, mas servirá também para o tratamento a outras enfermidades futuras em um período pós-pandemia. Quero dizer a comunidade que continuamos firmes em nossos propósitos, sempre em busca de um município melhor.” Explicou Marcos Calderan.

Para a compra dos aparelhos foram investidos R$ 42.120,00. Participaram também da entrega a Presidente da Associação Beneficente de Maracaju Dra. Teliane Alves Bisognin e o Superintendente do Hospital Paulo Chagas.