Qualificação: Maracaju terá cursos profissionalizantes pelo Programa Movimenta Juventude.
Uma parceria entre a Prefeitura de Maracaju e o Governo do Estado, proporcionará aos jovens da zona rural do município cursos profissionalizantes. A ação faz parte do Programa “Movimenta Juventude”, coordenado pela Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas.
O Programa Movimenta Juventude tem como objetivo levar aos jovens de 15 a 29 anos, uma melhor qualidade de vida, fazendo com que utilizem seus recursos próprios para a geração de renda, inserindo-os no mundo do empreendedorismo.
“Este projeto do Governo em parceria com o município, é muito interessante, porque vai preparar e certificar o jovem, para sua vida profissional na área agrícola. Nosso estado é agro, por isso é tão importante profissionalizar estas pessoas que moram no campo, para que eles possam se encaixar no mercado de trabalho. A Sedema já realiza um trabalho nos assentamentos, incentivando a agricultura familiar, e agora chegou a vez de trabalhar também com as pessoas mais novas. É um incentivo, para preparar nossos jovens para o futuro”, disse o Prefeito Marcos Calderan.
Quem apresentou o projeto para o Prefeito foi a Marineuza Nascimento, Coordenadora do Fomento ao Empreendedorismo, da Subsecretaria de Políticas Públicas para a Juventude. O Movimenta Juventude será organizado pelo Fundação de Cultura, através do Diretor e Gestor de Políticas Públicas para juventude no Município, Rafael Fernandes. A ação não terá custos para o município.
“O Programa Movimenta juventude vem para capacitar e incentivar nossos jovens, hoje buscando atender os jovens do campo. E com certeza logo estaremos atendendo também os jovens da cidade. Acho muito importante buscar e incentivar os jovens pois são o futuro de nosso município”, finalizou Rafael.
Também estiveram presentes na reunião o Vice-Prefeito, Mauro Christianini, e o Secretário de Governo, Frederico Felini.
Durante a visita a Maracaju, Marineuza conheceu ainda o Assentamento Santa Guilhermina, e apresentou o projeto para jovens do Assentamento. Visita que foi feita em parceria com a Secretaria de Assistência Social.