03 SET 2021
CULTURA
Na semana da bailarina, Prefeitura enaltece a importância da dança no desenvolvimento das crianças
Dia 01 de setembro é comemorado o Dia Nacional da Bailarina, data que lembra da importância da dança no desenvolvimento físico e emocional das crianças. Estudos apontam que todas as modalidades de dança aprimoram a coordenação motora, postura, fortalecimento muscular, capacidade intelectual, dentre outros benefícios.
Em Maracaju mais de 240 crianças participam dos projetos de dança do município, que são coordenados pela Fundação de Cultura. Dentro da cidade existem 4 polos onde são ministradas as aulas, distribuídos nos bairros BNH, Cambarai, Vila Margarida e Olidia Rocha, e presente também no Distrito de Vista Alegre.
“Podem participar dos projetos pessoas entre 4 à 18 anos de idade. O projeto trabalha com 3 modalidades de dança: o ballet, jazz e o hip hop. Todas as aulas são gratuitas, e as inscrições devem ser feitas diretamente na Fundação de Cultura, que fica em anexo a Biblioteca Municipal. O município tem se empenhado bastante para garantir que toda a comunidade tenha acesso ao projeto, que é extremamente importante para o desenvolvimento, e para a educação das nossas crianças”, afirmou o Diretor da Fundação de Cultura, Rafael Fernandes.
Para a professora e bailarina, Pâmela Neitzke, o ballet é muito mais do que uma dança. “Ser bailarina é uma composição de suor, cansaço, força, competitividade, decepções, machucados leves e lesões dolorosas. Mas por outro lado é principalmente o glamour, brilho, inspiração, educação, disciplina e resultados, que somados nos transformam em pessoas melhores. O ballet é muito mais que uma dança. Quando criei o projeto há 07 anos atrás, foi para ensinar crianças e adolescentes o quanto a dança pode ajudá-los no desenvolvimento. Além de torna-los adultos melhores, e capazes de vencer qualquer obstáculo”.
Quem tiver interesse em participar dos projetos de dança pode entrar em contato pelos telefones: (67) 3454-2569 ou (67) 9 8471-3657.