21 SET 2021
SAÚDE
Prefeitura de Maracaju realiza ação na Escola Municipal Irma de Lima Matos em alusão a Semana Nacional do Trânsito
Educação no Trânsito iniciando-se nas escolas, fortalecendo o conhecimento e projetando um trânsito melhor no futuro.

Na manhã desta terça-feira 21-09 o Prefeito Marcos Calderan, acompanhado da Secretária Municipal de Educação Carolina Souza, o Gerente da Gemutran Jaime Talaveira, a Diretora de Departamento de Educação Giza Matos, direção, professores e integrantes do Gemutran participaram de uma ação alusiva a Semana Nacional do Trânsito na Escola Municipal Irma de Lima Matos.

As autoridades assistiram ainda uma apresentação simulada de trânsito e um acidente, onde os próprios alunos participaram de um percurso montado no pátio da escola, passando pela experiência prática de trânsito, conhecimento de faixa de pedestres, semáforo, sinalização de placas e ainda cronograma de atendimento a um motorista acidentado.

Para a Diretora de Departamento de Educação no Trânsito do Gemutran, Instrutora de Trânsito e Pedagoga Gislene Aparecida de Matos trabalhar com educação no trânsito nas escolas é sempre motivador e necessário para a conscientização das crianças quanto a segurança e cuidados no trânsito.

Nosso trabalho é levar conhecimento e instruir nossos pequenos sobre o trânsito, realizando ações em todas as escolas, trata-se de um projeto montado para a Semana Nacional de Trânsito, montando esse minicircuito e uma apresentação dos alunos em parceria com a Escola Municipal Irma de Lima Matos, através da Professora Jocilene do 2º Ano A. Essa ação também conta com palestras, exibição de vídeos e simulando ações de trânsito nas escolas de Maracaju e também Vista Alegre.” Explicou Gislene.

A mesma destacou que o Art. 76 do CTB – Código de Trânsito Brasileiro afirma que todos os órgãos componentes do sistema nacional de trânsito devem ter um planejamento e ação pontual para atuarem dentro das escolas desde a pré-escola, passando pelo Ensino Fundamental e Médio.

Estamos trabalhando com o presente e futuro, sempre digo, sem olhar o passado, mas corrigindo o que foi feito de errado, sentimos uma necessidade extrema de trabalhar a educação do município, seja na infraestrutura, bem como no ensino e essa ação demonstra nosso objetivo, incentivar e ensinar nossas crianças com um trânsito mais seguro, quando se tornarem motoristas já terão um bom conhecimento, bem como poderão agora auxiliar os pais na segurança no trânsito, cumprindo assim nosso objetivo de que o respeito as leis e sinalizações, farão um trânsito mais seguro para todos.” Explicou Marcos Calderan, Prefeito de Maracaju.

As ações alusivas a Semana Nacional do Trânsito conta com a parceria da Polícia Militar de Maracaju, Defesa Civil, Gemutran, Secretaria de Educação e Prefeitura de Maracaju.

Além do Prefeito Marcos Calderan, Secretária Municipal de Educação Carolina Souza e Gerente do Gemutran Jaime Talaveira, prestigiaram o ato a Secretária de Assistência Social Dirlene Novais, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente Agadir Mossmann, Comandante da Polícia Militar de Maracaju Cleder Pereira da Silva, Diretora de Departamento de Educação no Trânsito do Gemutran, Instrutora de Trânsito e Pedagoga Gislene Aparecida de Matos, além da direção, professores e alunos da Escola Irma de Lima Matos.