07 OUT 2021
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Coordenadoria da Mulher e Secretaria Municipal de Saúde participam de lançamento do Protocolo Estadual de Atenção à Vítima de Violência
Evento do Governo do Estado contou com a presença da Coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres Jamaika do Carmo e Enfermeira Fernanda Pieri, representando a Secretaria de Saúde.

Maracaju esteve presente no lançamento do “Protocolo Estadual de Atenção à Vítima de Violência” – um documento que norteará o atendimento dos serviços de saúde nos 79 municípios sul-mato-grossenses.

O protocolo é para atendimento a todos os públicos, entende-se que as mulheres são a maioria das vítimas de violência, principalmente de violência sexual – e esse documento servirá para que os profissionais das unidades de saúde tenham um procedimento padrão nos atendimentos, que devem ser sempre ser humanizados e especializados, acolhendo a vítima – e não julgando ou questionando.

Segundo Jamaika do Carmo, Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres de Maracaju este protocolo é mais uma ação do Governo do Estado em prol as mulheres e lançado em uma ocasião mais que especial, afinal no Outubro Rosa, busca-se conscientizar as mulheres sobre o cuidado consigo mesma e na violência doméstica não é diferente.

Este protocolo padroniza o atendimento às mulheres vítimas de violência e na rede de saúde é o local onde ocorrem os primeiros atendimentos, Maracaju tem uma gestão séria e responsável, pensando nisso, busca-se treinar e capacitar o atendimento de nossa saúde de forma eficaz e capaz de identificar, atender e orientar a mulher vítima de violência, tudo de forma discreta, respeitando a vítima e buscando retirar ela do círculo de violência.” Explicou Jamaika do Carmo.

O evento realizado na sede da ASSOMASUL, destaca que esse primeiro atendimento, nas unidades de saúde, é fundamental para que as mulheres sejam informadas sobre o tratamento dos agravos resultantes da violência sexual (gravidez, doenças sexualmente transmissíveis, hepatite) e deve ser feito sem exigência de boletim de ocorrência ou outra exigência.

Nosso maior desafio é a prevenção e erradicação dos casos de violência contra mulheres e meninas – mas enquanto tivermos incidência de crimes e vítimas, nosso compromisso é oferecer um serviço público de qualidade para que se sintam verdadeiramente acolhidas e respeitadas e sintam que podem confiar no profissional e na rede de atendimento.” Afirmou Luciana Azambuja, Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres do Mato Grosso do Sul.

O evento transcorreu nesta terça 05-10 e quarta-feira 06-10 na capital do estado e agora já será repassado a equipe do município, visando sua aplicação na prática, identificando e orientando as mulheres vítimas de violência doméstica.