Aconteceu na tarde desta segunda-feira, 12 de maio, a abertura oficial da Semana Teatral alusiva ao Maio Laranja, no Centro Cultural Francisco Moacir Feitosa. A iniciativa procura promover o enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes por meio da arte e da sensibilização.
A abertura contou com a presença de autoridades como a Secretária de Assistência Social, Leiza Karen Barbosa, a Primeira-Dama Meire Calderan, os vereadores Robert Ziemann e Bruno Barros, além da Tenente Débora Gibim, representando a Polícia Militar.
A programação conta com a apresentação da peça “Quem Pode Me Ajudar?”, encenada pelo Grupo A M Produções. O espetáculo narra a história de Mariquinha, uma menina de dez anos que enfrenta uma difícil situação de abuso sexual dentro de casa e encontra apoio em seu melhor amigo e professora. A peça emociona e conscientiza ao tratar de um tema delicado com sensibilidade e profundidade.
As apresentações se repetirão nos dias 13, 14, 15 e 16 de maio, nos períodos da manhã e tarde, abrangendo todos os alunos da Rede Municipal de Ensino. No dia 15 de maio, haverá uma sessão extra noturna, todas as apresentações, inclusive a noturna, são abertas à comunidade maracajuense, com entrada franca.
O evento também celebra os 25 anos da Lei n.º 9.970/2000, que instituiu o 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.