14 OUT 2021
ASSISTÊNCIA SOCIAL
 Prefeitura de Maracaju lança Projeto “Bairro Feliz” na Ema Rigo, com objetivo de integrar a comunidade nas melhorias e cuidados com o bairro
Projeto busca a integração dos moradores com a metodologia do programa que engloba a Secretaria de Obras e Assistência Social.

Na noite desta quinta-feira 14-10 o Prefeito Marcos Calderan apresentou aos moradores do Bairro Ema Rigo o “Programa Bairro Feliz”, esse Projeto do líder do Executivo e agora implantado em sua gestão, visa desenvolver ações efetivas de sustentabilidade na área de limpeza urbana dos bairros, em conjunto com a comunidade local, integrando-a às ações sociais, beneficiando pessoas em vulnerabilidade social, que poderão obter uma renda com a colaboração na limpeza, por exemplo.

O programa busca ainda sensibilizar e conscientizar ambientalmente a comunidade, proporcionando assim uma melhor limpeza pública urbana e qualidade de vida, além de proporcionar uma renda para as famílias em situação de vulnerabilidade social. O Programa “Bairro Feliz” engloba a participação integrada dos órgãos públicos e da comunidade e foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria Municipal de Obras de Maracaju.

O Bairro Feliz é um programa que fizemos o compromisso com a população e tem o objetivo de deixar nossos bairros efetivamente mais felizes, limpos e bonitos. Este lançamento de hoje é parte deste projeto, iniciaremos com a contratação de algumas pessoas que residem no bairro para que executem essa limpeza, englobando ruas, meio-fio, gramados e outras atividades. São pessoas que já estão inclusas e assistidas pela Assistência Social, através do Programa de Segurança Alimentar e terão uma renda extra para deixar o bairro melhor.” Explicou Marcos Calderan, Prefeito de Maracaju.

O município arcará com meio salário mínimo para cada morador que prestar esse serviço, contratando exclusivamente moradores do bairro já selecionados e integrados em algum programa da Assistência Social, trabalhando em uma carga horária compatível com a remuneração, Marcos Calderan explicou que a remuneração é pequena ainda, mas o objetivo é somar ao que a Assistência Social já colabora com aquele morador.

O município aposta neste programa como auxílio para a melhoria do aspecto urbanístico da cidade e o objetivo é expandir para mais 11 bairros e, posteriormente, levar a toda a cidade, cuidando assim de forma total do município.

Esse Programa Bairro Feliz é uma ação integrada de diversas secretarias e visa integrar a comunidade as ações do Poder Público, contratamos moradores deste bairro que irão ajudar a cuidar, através da limpeza urbana, bem como serão nossos cooperadores, dialogando com moradores, indicando os serviços básicos, afinal nosso objetivo é que todos se unam, formando assim um verdadeiro Bairro Feliz, mais limpo, bem cuidado e bem organizado. Explicou Dirlene Novais, Secretária de Assistência Social.

Também serão atendidas ações que fortalecem a convivência familiar e comunitária, prestação de informações sobre direitos, capacitação para geração de renda e emprego, orientação para as mais diversas políticas públicas, prevenção e atendimento a situação de violações de direitos ou ameaça, por exemplo, violência doméstica.

Esse é um projeto sonhado exclusivamente pelo Prefeito Marcos Calderan e que toda sua equipe abraçou e agora vamos executar, iniciamos ainda de forma mais discreta, mas o objetivo é expandir e por isso, trabalharemos para  atender todas as demandas da comunidade de forma mais rápida e carinhosa, apostando nesta proximidade entre Poder Público e a comunidade, ouvindo mais e falando menos, cumprindo nossa meta de transformar a cidade de Maracaju e isso passa pelo pioneirismo do Bairro Feliz em nossa cidade.” Explicou Frederico Felini, Secretário Municipal de Governo.

O primeiro bairro contemplado com o Projeto Bairro Feliz é o Ema Rigo e as atividades serão iniciadas de forma imediata.

Prestigiaram este evento o Prefeito Marcos Calderan, o Vereador Rener Barbosa e Oseias Enfermeiro, Chefe de Gabinete Cleusemar Wosniak, Secretário de Governo Frederico Felini, Secretária de Assistência Social Dirlene Novais, Secretária de Educação Carolina Souza, Secretário de Obras e Urbanismo Joaquim Herrera, Secretário de Fazenda Anizio Pereira Filho, Diretor-Presidente da Fundação de Cultura Rafael Fernandes Jara, a ocasião contou ainda com integrantes da Assistência Social e Secretaria de Educação, além dos moradores do Bairro Ema Rigo.