19 NOV 2021
SAÚDE
Maracaju seguirá medidas da Secretaria Estadual de Saúde na aplicação da Terceira Dose ou Dose de Reforço para a imunização de toda a população contra a COVID-19
Termo assinado entre Secretaria Municipal de Saúde e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul traz importantes mudanças na vacinação.

A Prefeitura de Maracaju através da Secretaria Municipal de Saúde, seguindo normas do Ministério da Saúde, juntamente com a Secretaria Estadual de Saúde e a Resolução Nº 253/CIB/SES de 16 de novembro de 2021, que contará com importantes mudanças na imunização contra a COVID-19.

Tais normas refletem diretamente na autorização para a aplicação da terceira dose ou chamada “dose de reforço” para maiores de 18 anos, devendo ser aplicada de forma decrescente pela idade, iniciando pelos que já tenham 59 anos, e assim sucessivamente até chegar ao limite de 18 anos. Outra mudança, reflete no intervalo entre a segunda dose e “dose de reforço” que agora será de 4 meses após a última dose do esquema vacinal.

Estamos seguindo uma determinação do Ministério da Saúde e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde que garantem essa terceira dose para toda a população, visando o não enfraquecimento da imunidade dos indivíduos que se vacinaram há mais de quatro meses e isso reforça que nosso trabalho não parará em busca, preferencialmente dos ainda não vacinados ou que estão com dose em atraso e agora na aplicação da terceira dose, onde seguiremos um calendário a ser divulgado de acordo com o aprazamento e também disponibilidade de doses no município.” Explicou Thiago Caminha, Secretário Municipal de Saúde.

Sobre o Imunizante a ser utilizado

De acordo com a resolução o imunizante a ser utilizado preferencialmente, deverá ser, da plataforma de RNA Mensageiro (PFIZER/WYETH) ou, de maneira alternativa, vacina de vetor viral (Janssen ou AstraZeneca).

Janssen: Os indivíduos que tomaram a 1º dose da Vacina Janssen até então considerada Dose Única (DU), agora passarão a receber a Segunda Dose (D2) do mesmo imunizante, a ser distribuído pelo Ministério da Saúde, com 8 semanas de aprazamento entre as aplicações.

Os maracajuenses que já foram vacinados, devem aguardar as chamadas da Secretaria Municipal de Saúde, através do site oficial do município https://www.maracaju.ms.gov.br/  e das redes sociais https://www.facebook.com/prefeiturademaracaju e Instagram https://www.instagram.com/prefeiturademaracajums/