13 JAN 2022
EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maracaju autoriza início das obras de reforma e ampliação da Escola Municipal Maurícia Paré Gomes
Local será totalmente transformado com construção de 13 novas salas de aula, quadra coberta, área de recreação, área administrativa e banheiros.

Na manhã desta quinta-feira 13-01, a Prefeitura de Maracaju através da Secretaria Municipal de Educação, autorizou o início de mais uma grandiosa obra para a comunidade maracajuense, trata-se da reforma e ampliação da Escola Municipal Maurícia Paré Gomes.

A obra faz parte do pacote de investimentos “Educação Maior, Futuro Melhor” que irá contemplar uma grande parcela da população e terá sua capacidade de atendimento ampliada, com um investimento de R$ 4.077.476,34 (Quatro milhões, setenta e sete mil, quatrocentos e setenta e seis reais e trinta e quatro centavos) de recursos próprios do munícipio.

Para o empreendimento ser projetado, a boa relação com o Governo do Estado também foi fundamental, afinal, além da reforma no prédio já existente, foi necessário a cedência de um terreno, localizado atrás do prédio atual que era de propriedade do Governo Estadual, agora o local será utilizado para a construção de 13 (treze) novas salas de aula, 1 (uma) quadra coberta, 1 (uma) área de recreação para Educação Infantil, e mais 1 (uma) área administrativa, além de novos banheiros.

De acordo com a Secretária Municipal de Educação Carolina Souza, quando a escola foi construída há mais de 30 anos atendia basicamente a Vila Juquita e Vila Adrien, atualmente com a chegada de novos bairros como o Coqueiral, Fortaleza, Olídia Rocha e Ilha Bela, e com o aumentou da demanda consequentemente ouve a necessidade de ampliar mais vagas.

A Escola Maurícia Paré Gomes não consegue mais atender a mesma demanda, e mais do que uma reforma e uma ampliação, em resumo, trata-se da construção de uma nova escola, afinal são 13 novas salas de aula, quadra coberta, área de recreação da Educação Infantil, área administrativa e banheiros, somando a construção já existente, será uma grandiosa e moderna escola. Atualmente atendemos 522 alunos e a expectativa é passar para 1.000 assim que a obra for concluída e entregue a comunidade.” Destacou Carolina Souza.

Carolina Souza ainda enalteceu o ato do Prefeito Marcos Calderan de não buscar apenas novas obras, e sim de valorizar os prédios já existentes, reformando, adequando e ampliando, para assim, manter a tradição dos prédios e dos que fizeram historia por ali valorizando o passado, presente e pensando no futuro da educação.

Para o Prefeito Marcos Calderan com o crescimento da região e o aumento populacional da cidade como um todo, faz com que este investimento se torne necessário e o pacote “Educação Maior, Futuro Melhor” visa melhorar os prédios já existentes, corrigindo problemas gerados pelo tempo, o objetivo é ampliar os prédios, aumentando assim, a capacidade de atendimento das escolas e CIEI’s do município.

“Tal escola terá uma reforma completa no prédio já existente, inserindo uma cobertura no pátio para as crianças e agora com a cedência deste terreno ocorrerá a ampliação com novas salas de aula, quadra coberta e, principalmente, maiores e melhores condições de trabalho para nossos heróis, que são os servidores da educação, toda essa melhoria não é apenas no prédio, mas na motivação em bem atender nossos alunos, que de forma natural essas obras vão gerar nossos professores, diretores e coordenadores.” Explicou o Prefeito Marcos Calderan.

Além do Prefeito Marcos Calderan e a Secretária Municipal de Educação Carolina Souza, prestigiaram o evento a Primeira-Dama Meire Calderan, Secretário de Governo Frederico Felini, Secretário de Fazenda Anizio Pereira Filho, Secretário de Esportes Erlei Pires Dias, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente Agadir Mossmann, Gerente do Gemutran Jaime Talaveira, Diretor-Presidente da Fundação de Cultura Rafael Fernandes Jara, Presidente da Câmara Robert Ziemann, Vereadores Rener Barbosa, Joãozinho Rocha, Nenê da Vista Alegre, Oseias Enfermeiro, Diretora da Escola Maurícia Paré Gomes Selma Ribeiro de Oliveira, além de servidores da educação e a comunidade em geral.

Sobre a Escola Maurícia Paré Gomes

A Escola Maurícia Paré Gomes criada elo Decreto Municipal nº 224 de 30 de Maio de 1992 está situada na Rua Vacaria, nº 1470 e tem como mantenedora a Prefeitura de Maracaju, seu nome é uma homenagem a uma professora que muito contribuiu para o progresso da educação no município.

Maurícia Paré Gomes foi uma mulher simples de caráter bondoso, nascida em Maracaju, filha de Estanislau Paré e Vitória Valiente Paré.

A Escola Maurícia Paré Gomes teve ainda como primeiros professores Rosimeire Aparecida Sólis, Maria Ignês Amarila Valensuela, Gisnai da Silva Ramalho, Maria Aparecida Ferreira Lopes e Lúcia Fátima dos Santos, atualmente atende a etapa da Educação Infantil Pré 1 e Pré 2 ao terceiro ano do Ensino Fundamental, somando 552 alunos nos períodos vespertino e matutino.