19 MAI 2022
CULTURA
Com o tema “Poder dos Museus”, Semana dos Museus em Maracaju é aberta com “Roda de Conversa”
Iniciativa é uma ação da Fundação Municipal de Cultura em parceria com a Secretaria de Educação.

Na última terça-feira 17-05, ocorreu a abertura oficial da Semana Nacional dos Museus com o tema “O Poder dos Museus”, sendo realizada uma Roda de Conversa que contou com a participação da Professora Drª. Suely Aparecida de Souza Mendonça, que é uma das idealizadoras do Museu de Maracaju, juntamente com a Secretária de Educação Carolina Souza, que é sobrinha de Anna Thereza de Lima Alves que dá o nome ao Museu da cidade, e Tais Aparecida de Souza Corrêa, bisneta do Sr. Dr. Francisco Bernardes Ferreira.

Temos alegria de poder participar de uma administração que valoriza o presente e projeta o futuro, sem esquecer do passado, prova disso é que o nosso Prefeito Marcos Calderan se empenhou pessoalmente junto ao Governador Reinaldo Azambuja pela revitalização do nosso Museu Municipal que muito em breve se tornará realidade. Quero agradecer a presença das antecessoras que trouxeram um pouco das raízes do município para o nosso público.” Explicou o Diretor-Presidente Municipal de Cultura Rafael Fernandes Jara.

Rafael Fernandes Jara ainda destacou que o objetivo desta Semana Nacional dos Museus é resgatar a história, bem como, valorizar e enfatizar sobre as dificuldades e obstáculos encontrados pelos povos antigos na fundação e primeiros anos de vida do município.

Os museus atuam nos processos pedagógicos e dentro da própria família como instrumentos de preservação da memória cultural de um povo exercendo papel fundamental, pois possibilita aos interessados, em especial às crianças, à pesquisa a partir da história e da conservação de objetos, documentos e obras, bem como a interatividade, tudo isso é algo aplicado de forma concreta em Maracaju.

Ainda se destacou durante a “Roda de Conversa” sobre a importância dos museus para pesquisas. A pesquisa é fundamental, até para justificar a própria existência de um povo.

Presentes no evento a Secretária de Educação Carolina Souza, Professora Drª. Suely Aparecida de Souza Mendonça, Tais Aparecida de Souza Corrêa, Karina Rizeti representando a UNIP, Coordenadora do Museu Adriana Tonietto, alunos da UEMS, gestores e coordenadores municipais e intuições de ensino privado.

No decorrer da semana temos o agendamento de escolas municipais, estaduais e privadas para estarem fazendo a visita no próprio Museu.