09 AGO 2022
DESENVOLVIMENTO
EDUCAÇÃO
Projeto “Recicla Verdinho” continua gerando educação financeira, ambiental e valorização da Agricultura Familiar em Maracaju
Parceria do Sicredi, SEBRAE e da Prefeitura, levou novamente alunos da Escola Maurícia Paré Gomes a Feira dos Pequenos Produtores.

No último sábado 06-08, o Prefeito Marcos Calderan acompanhou cerca de 30 (trinta) alunos da Escola Municipal Maurícia Paré Gomes na Feira Central dos Pequenos Produtores, onde foram acompanhados de pais e professores, realizar a troca dos chamados “verdinhos” por produtos da Agricultura Familiar.

A ação é fruto do Projeto Recicla Verdinho que com a parceria do Sicredi Pantanal, SEBRAE e Prefeitura de Maracaju – Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, gera uma consciência e educação financeira, ambiental e uma valorização da Agricultura Familiar em Maracaju.

Para nós este é um projeto de grande importância e estamos trabalhando muito para a sua ampliação, visando chegar a novas escolas, afinal em um único projeto, geramos uma consciência ambiental de nossas crianças, através da coleta e separação de recicláveis em sua casa, financeira, através da troca do reciclado pela nossa moeda ‘verdinho’, bem como, valorização da agricultura familiar, onde há a troca dessa moeda, exclusivamente por produtos da nossa Feira Central. São diversas ações e aprendizados em um único projeto, algo já vitorioso em nossa cidade, agradeço ao Sicredi e SEBRAE pela parceria.” Ressaltou Marcos Calderan, Prefeito de Maracaju.

O Projeto Recicla Verdinho está englobado nas ações do “Cidade Empreendedora” no município, proporcionando que as crianças de três turmas do 4º Ano participantes visitem a Feira dos Produtores semanalmente.

De acordo com Agadir Mossmann, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente este é um programa inovador e que tem sido muito bem trabalhado no município.

Nosso objetivo é trabalhar em sua expansão, certamente, já atingimos uma positiva conscientização ambiental e financeira em nossas crianças, graças ao apoio do Sicredi que é o responsável pelo aporte financeiro, SEBRAE que é o organizador da ação e a Prefeitura, através do SEDEMA, coordena toda a ação, valorizando e preservando o Meio Ambiente, criando uma memória afetiva em nossas crianças e desde muito cedo, dando dicas de finanças, meio ambiente e interação com os pequenos produtores, não tenho dúvidas que este projeto já ficou para a história de nossa cidade.” Afirmou Agadir Mossmann.

Até o mês de Junho de 2022, foram coletados 8.129 garrafas pets, 2.910 embalagens de produtos de limpeza, 4.781 embalagens de tetra pak, 9.473 latas de alumínio, tudo através do trabalho de 89 alunos que estão sendo atendidos, totalizando 25.293 volumes trocados e 2.529 “verdinhos” distribuídos, destacando que os resíduos sólidos recicláveis arrecadados foram destinados e doados a Associação Recicla Maracaju. Todo este trabalho envolve cerca de 85 alunos atualmente.

Sobre o Recicla Verdinho

Programa de Educação Ambiental e Financeira tem o objetivo de gerar uma perspectiva nas áreas nas crianças da Escola Maurícia Paré Gomes, integrada a Rede Municipal de Ensino, gerando uma positiva interação entre alunos, pais, professores e pequenos produtores.

Contando com o auxílio dos pais, crianças separam os resíduos sólidos da casa onde residem, levando-os para a escola onde efetuam a troca com os professores por uma moeda fictícia, intitulada “verdinho” e com essa moeda, realizam compras de frutas, verduras e legumes dos pequenos produtores das Rede Municipal de Ensino.

O projeto é fruto da parceria da Prefeitura de Maracaju, Sicredi e SEBRAE, através do Cidade Empreendedora.

Mais informações: https://www.reciclaverdinho.com.br/maracaju-ms