09 AGO 2022
PARCERIAS
No “Dia da Equoterapia”, Prefeitura de Maracaju destaca atendimento do método no município
Atualmente, município conta com convênio ativo com a AMAR e Sindicato Rural, responsáveis por gerir e atender 38 praticantes com diversas patologias.

A equoterapia é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, especialmente nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento do usuário e praticante nas áreas psicossocial, bem como pessoas com deficientes (PcD) e necessidades especiais.

Em Maracaju, graças ao apoio da administração municipal e a parceria da AMAR – Associação Amigos do Autismo de Maracaju e Sindicato Rural, essa prática é uma realidade positiva e já atende 38 praticantes com diversas patologias, de forma gratuita.

Por ser uma prática muito detalhista e cuidadosa, contando com o apoio de equitador, psicóloga, educador física e fisioterapeuta, atualmente não temos vagas, entretanto, quem tiver interesse deve nos procurar no Sindicato Rural, portando o encaminhamento médico e passar pela análise com nossos profissionais para o início dos atendimentos, após o aguardo na fila de espera.” Explicou Cláudia Nogueira, Gerente do Sindicato Rural de Maracaju.

A equoterapia atende de segunda a sexta-feira na sede do Sindicato Rural de Maracaju.

Benefícios da Equoterapia

Os principais benefícios da equoterapia são:

• Desenvolvimento do afeto, devido ao contato da pessoa com o cavalo;
  • Estimulação da sensibilidade tátil, visual e auditiva;
  • Melhora da postura e do equilíbrio;
  • Aumenta a autoestima e a autoconfiança, promovendo a sensação de bem-estar;
  • Melhora o tônus muscular;
  • Melhora na postura;
  • Permite o desenvolvimento da coordenação motora e percepção dos movimentos.

Além disso, a equoterapia faz com que a pessoa se torne mais sociável, facilitando o processo de integração nos grupos, o que é muito importante.

Com informações do http://equoterapia.org.br/