11 AGO 2022
MEIO AMBIENTE
Maracaju Sustentável: Prefeitura de Maracaju faz readequações na rota da “Coleta Seletiva” e incentiva população a separar resíduos
Atualmente Maracaju conta com dois serviços de coleta de resíduos, coleta seletiva de materiais recicláveis e a coleta comum de rejeito e orgânicos.

A Prefeitura de Maracaju através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, vem a público informar sobre a readequação realizada na rota de “Coleta Seletiva” visando proporcionar um melhor e mais célere atendimento para toda a comunidade.

O objetivo é agilizar a coleta e incentivar a comunidade sobre a correta destinação dos resíduos, inclusive ressaltando que Maracaju é um município que conta com duas coletas em horários diferentes e utilizam veículos também distintos.

Maracaju, através da administração municipal, tem um compromisso em incentivar cada vez mais a coleta seletiva, separar o resíduo de sua residência é muito simples e aos poucos a adesão vai aumentando, afinal é um ato de carinho e respeito com o meio ambiente, além de representar a nossa preocupação com as futuras gerações.” Incentivou Agadir Mossmann, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente.

Para concretizar esta ação e separar o resíduo, destinando para a Coleta Seletiva basta separar os seguintes itens:

- Plástico: Garrafas de Água e refrigerantes, sacolas plásticas, embalagens de produtos de higiene e limpeza, brinquedos, potes, frascos e utensílios plásticos.

- Papel: Embalagens de Tetra Pak, jornais, revistas, cadernos, folhas, listas telefônicas e caixas de papelão.

- Metal: latas de bebidas e de alimentos, panelas sem cabo, canos, objetos de ferro, alumínio, cobre e zinco.

- Vidro: Garrafas, potes de conserva e frascos em geral.

- Isopor: Placas e embalagens.

Dica: Coloque o reciclável em frente a sua residência apenas no dia e horário da coleta, você também pode encaminhar seus resíduos para o Recicla Maracaju, localizada na Avenida Marechal Deodoro, S/N no Centro (Próximo ao Semáforo).

HORÁRIOS DE COLETA SELETIVA

SEGUNDA-FEIRA:
- MANHÃ: Centro e Jardim Guanabara
- TARDE: BNH, José Brejão, Napoleão e Monte Verde.

TERÇA-FEIRA:
- MANHÃ: Centro, Vila Margarida, Ema Rigo, Inacinha Rocha, Vila Ovídio, Vila Francisco, Conjunto Ivan Loureiro e distrito de Vista Alegre.
- TARDE: San Raphael, Dom Bosco, Vila Prata, Egídio Ribeiro, Jardim Europa, Vivendas do Sul e Vivendas do Vale.

QUARTA-FEIRA:
- MANHÃ: Centro, Vila Juquita e Fortaleza.
- TARDE: Vila Adrien, Conjunto Coqueiral, Olídia Rocha e Ilha Bella I e II.

QUINTA-FEIRA:
- MANHÃ: Centro, Vila Moreninha, Vila Prateada, Bairro Paraguai, Jardim Intanhangá, Jardim Ingá e Conjunto Ibarra.
- TARDE: Alto Maracaju, Spessato, Alto San Raphael, Alto das Palmeiras e Bela Vista.

SEXTA-FEIRA:
- MANHÃ: Centro, Porto Belo, Floripes, Leonardo Alves, Vicentina, Jardim São Sebastião, Cambaraí, Jardim Veneza, Jardim Lisboa e Residencial Porcina.
- TARDE:  Conjunto Nenê Fernandes, Nestor Muzzi e Geazone.

SÁBADO
- MANHÃ: Centro

O gerador de resíduos domiciliares que disponibilizar seus resíduos para a coleta seletiva de forma inadequada (Exemplo: Misturar reciclável com rejeito) estará sujeito á penalidades, conforme Lei Municipal nº 2072/2022.