25 AGO 2022
DESENVOLVIMENTO
Prefeitura de Maracaju recebe visita técnica de autoridades de São Gabriel do Oeste.
Visita ocorreu a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, objetivando conhecer o Programa Sabor de Maracaju para possível implantação no município.

Na última terça-feira 23-08 a Prefeitura de Maracaju, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente recebeu a visita técnica do Vice-Prefeito de São Gabriel do Oeste Sr. Valdecir Malacarne, Médico Veterinário Gilmar Barbosa, Engenheiro de Alimentos Renato da Silva Moura e o Técnico de Inspeção e Vigilância Sanitária Gustavo José Aidamus Rasslan.

O objetivo da visita foi o de conhecer o Programa Sabor de Maracaju e o Serviço de Inspeção, visando levar ideias e ações bem-sucedidas para São Gabriel do Oeste, afinal com o crescimento e valorização da Agricultura Familiar e dos pequenos produtores de alimentos artesanais, reconhecidos atualmente como empreendedores e geradores de renda, São Gabriel do Oeste busca alternativas para a certificação dos produtores artesanais de alimentos e, cada vez mais, legalizar os mesmos, visando profissionalizar a produção, criando um selo de identidade para o município.

“Para nós é motivo de alegria recepcionar as autoridades de São Gabriel do Oeste e indicar o que já dá certo em nossa cidade, Maracaju é uma referência na questão do Serviço de Inspeção e do Sabor de Maracaju, proporcionando independência e geração de renda aos nossos pequenos produtores, fazendo com que todos possam comercializar seus produtos de forma livre, adequada e fiscalizada, levando assim mais segurança tanto para produtores, quanto consumidores, por isso essa política levada a sério dá tão certo, servindo de modelo para outras cidades.” Explicou Mauro Christianini, Prefeito em Exercício que juntamente com a equipe do SEDEMA, recepcionou as autoridades.

Na ocasião o Médico Veterinário Rodrigo Olegário apresentou toda a metodologia do Selo Sabor de Maracaju, salientando que há vários projetos em andamento no estado, envolvendo essa mesma e bem-sucedida metodologia, dando plena importância a um selo regional que legalize esses produtos, proporcionando ao mercado interno produtos alimentícios artesanais de qualidade.

O Serviço de Inspeção Municipal de Maracaju é reconhecido em nível estadual pela sua seriedade e qualidade, sendo atualmente considerado modelo e referência para diversos outros municípios do estado.

Cada vez mais, municípios do nosso estado nos procuram, visando conhecer nossas técnicas e metodologias de trabalho, através do empenho de toda a equipe do SEDEMA, transformamos o trabalho ligado ao Pequeno Produtor, colocando-nos como uma referência. Entretanto, isso não é motivo para entrarmos em comodismo, continuamos na busca por constantes melhorias, inovações e sempre com o apoio do Prefeito Marcos, Vice Mauro e toda a gestão, seguiremos sempre priorizando o crescimento de nossa amada Maracaju.” Destacou Agadir Mossmann.

Agadir também destacou que essas visitas oriundas de outras cidades, também geram um positivo intercâmbio, através da troca de ideias, cada município contribuindo com o outro com ações e iniciativas que deram certo, possibilitando assim uma evolução para todos.

Foram feitas também visitas técnicas em alguns estabelecimentos cadastrados no programa e que produzem carnes temperadas e embutidos, bem como, também no Serviço de Inspeção do município, demonstrando assim os visitantes de São Gabriel do Oeste, tanto a parte teórica, quanto prática do trabalho desenvolvido em Maracaju.