29 AGO 2022
SAÚDE
No “Dia Nacional de Combate ao Fumo”, Prefeitura de Maracaju reforça importância do tratamento e informa atendimento no CAPS.
Grupo de Tabagismo é porta de saída para a doença e CAPS conta com todo o suporte para tratamento e atendimento aos enfermos.

A Prefeitura de Maracaju, através da Secretaria Municipal de Saúde vem a público informar que nesta segunda-feira 29-08 é o “Dia Nacional de Combate ao Fumo”, data importante e que vem reforçar a importância do tratamento e combate ao fumo por parte da comunidade maracajuense.

Além disso, Maracaju conta com amplo amparo por parte do Poder Público para tratamento, já que o tabagismo é considerado uma doença, sendo que o CAPS – Centro de Atenção Psicossocial está apto para este tipo de atendimento.

Sabemos dos malefícios que o tabagismo traz para a saúde, independentemente da idade este vício é a porta de entrada para inúmeras doenças respiratórias, além do próprio câncer, por isso, buscar ajuda é fundamental. Maracaju, através da gestão do Prefeito Marcos Calderan, conta com um programa especial disponibilizado no CAPS para tratamento a esta enfermidade.” Destacou Thiago Olegário Caminha, Secretário Municipal de Saúde.

Segundo dados do Ministério da Saúde, anualmente 200 mil vidas são perdidas para doenças oriundas do fumo. Segundo a OMS, tabaco mata mais que doenças como malária, AIDS e tuberculose juntas.

Riscos do Fumo: O fumo causa muitos danos à saúde humana, principalmente no que diz respeito ao sistema respiratório. Ao utilizar o cigarro, charuto, cachimbo e outros derivados do tabaco, coloca-se no organismo mais de 4 mil substancias tóxicas, incluindo nicotina, monóxido de carbono e alcatrão.

Tratamento: O CAPS - Centro de Atenção Psicossocial conta com um grupo de tabagismo sendo realizado em sua sede localizada na Rua Francisco Marcondes, nº 40 – Vila do Prata, mais informações podem ser obtidas no (67) 3454-4078 e (67) 9.8478-4642.
42A - INSCRIÇÃO PROGRAMA DE CONTROLE DO TABAGISMO copiar

Sobre o Dia Nacional de Combate ao Fumo

O Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado em 29 de agosto, tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco. Criado em 1986 pela Lei nº 7488, a data inaugura a normatização voltada para o controle do tabagismo como problema de saúde coletiva.

Em 2021, a campanha “Comprometa-se a parar de fumar” continua. Ainda enfrentamos a Covid-19 e o tabagismo se mostrou fator de risco para o aumento de contaminação e para o possível agravamento de sintomas da doença em fumantes. Por isso, parar de fumar se torna uma medida de proteção à saúde de todos os cidadãos.

Os materiais desenvolvidos pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde, destacam a importância de protegermos a saúde de crianças, jovens e adolescentes. Eles são alvo de estratégias de venda para que possam se tornar um mercado repositor de novos consumidores, já que o consumo de tabaco mata mais da metade de seus usuários.

Parar de fumar é uma grande decisão, dizer não ao tabaco é a melhor escolha.