21 SET 2022
PARCERIAS
Secretaria de Saúde realiza palestra do “Setembro Amarelo” em cooperativa agrícola
Ação ocorreu na Cooperativa LAR com a presença da Médica Dra. Cassiana Ouriques.

A Prefeitura de Maracaju por meio da Secretaria Municipal de Saúde segue ampliando e executando ações referentes ao “Setembro Amarelo” que é o mês de Prevenção e Combate ao Suicídio.

Desta vez a importante iniciativa chegou a Cooperativa Lar, através de uma palestra com a presença de 115 pessoas, incluindo colaboradores, cooperados e convidados.

Essas iniciativas são fundamentais, justamente para deixarmos claro que ninguém está sozinho, nosso município conta com uma ampla estrutura de profissionais de saúde, incluindo psicólogos, médicos, orientadores sociais, educadores físicos, enfermeiros, todos com o mesmo objetivo, cooperar e somar forças ao combate e prevenção ao suicídio.” Esclareceu Dra. Cassiana Ouriques, Médica e Palestrante.

Recentemente a Médica que atende pelo CAPS, Centro de Atenção Psicossocial, publicou artigo nas redes sociais ligado a temática: “Combatendo a tristeza”, tema diretamente ligado ao princípio da depressão.

Entre as mensagens destacadas estão: exercite o autoconhecimento, identificando o que lhe causa sentimentos de tristeza; escreva um diário, pois a escrita clarifica os pensamentos e influencia diretamente na saúde mental; lembre-se constantemente do valor que você tem; volte sua fala e seus pensamentos para sentimentos positivos; alimente-se de maneira saudável; pratique atividade física todos os dias; realize atividades que lhe proporcionem prazer; pratique a meditação; fuja um pouco do ambiente urbano e busque refúgio na natureza; use roupas coloridas e que combinem com você; aceite ajuda da família e dos amigos; não relute em fazer terapia e seja grato e sensível com as pessoas.

A palestra contou com a presença e organização da equipe do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, Educadora Física Eliadyne Vargas Froes, Enfermeira Elisangela Costa e Assistente Social Elenir Nascimento.

O CAPS - Centro de Atenção Psicossocial está com sua sede localizada na Rua Francisco Marcondes, nº 40 – Vila do Prata, mais informações podem ser obtidas no (67) 3454-4078.

Setembro Amarelo

No Brasil, a campanha foi criada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Medicina e pela Associação Brasileira de Psiquiatria. No calendário, 10 de setembro marca o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. As ações de atenção ao tema acontecem ao longo de todo o mês.

Dados

Segundo o Ministério da Saúde, o suicídio é a quarta causa de morte depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal entre os jovens de 15 a 29 anos. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que o suicídio é considerado a segunda causa de mortes entre jovens, depois de acidentes de trânsito.

Os números da OMS dão conta de que, em todo o mundo, os casos de suicídio chegam a 800 mil - todos os anos morrem mais pessoas como resultado de suicídio do que de HIV, malária ou câncer de mama - ou ainda guerras e homicídios.

No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, uma média de 38 suicídios por dia. A cada 100 mil homens brasileiros, 12,6% cometem suicídio; entre mulheres, a comparação aponta para 5,4% casos de suicídio a cada 100 mil mulheres brasileiras.