23 SET 2022
MEIO AMBIENTE
Com apoio da Prefeitura e iniciativa privada, Escolas de Maracaju receberam apresentação de Teatro do Grupo AmbroCia em alusão ao Dia da Árvore
Escola Municipal José Pereira da Rosa e Escola Municipal Professora Maurícia Paré Gomes

Contando com o apoio da Prefeitura de Maracaju e inciativa privada, ação foi realizada na última quarta-feira dia 21-09, através de uma parceria entre Neomille – Cerradinho (Usina de Etanol que está sendo instalada no município de Maracaju – MS) e Prefeitura Municipal de Maracaju.

A iniciativa busca envolver os alunos de forma lúdica, através do teatro, sobre a importância de atos como preservação do Meio Ambiente, importância do plantio de árvores e o reflorestamento como ferramenta de melhoria do ar e das condições de vida dos pequenos, médios e grandes centros.

Durante a apresentação os alunos mostraram-se envolvidos diante das cenas cômicas de curta duração que intercalavam com músicas e com informações relacionadas ao meio ambiente.

“É uma satisfação podermos proporcionar a realização deste evento junto com a Neomille, principalmente no dia 21 de setembro que se comemora o Dia da Árvore. O nosso principal objetivo foi levar para as crianças a mensagem da necessidade crescente de cuidar do meio ambiente” disse o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente Agadir Mossmann.

Sobre a Peça Teatral: Quem faz a diferença é você!

O objetivo foi trabalhar a Educação Ambiental através da sensibilização com temas abordando coleta seletiva de materiais, uso racional da água e conservação e preservação das árvores. A apresentação abordou os assuntos de forma educativa através da linguagem teatral na figura do clown.

Apresentação/Música:

Cena I: Lixo!

Palhaço Ambrósio é apresentado e vem para fazer seus números de malabares, enquanto o palhaço Azeitona intervém sempre com uma má atitude, jogando lixo no chão (Nesta cena, falou-se sobre o comportamento inadequado quanto ao descarte de resíduos nas vias que podem causar entupimento dos boeiros em períodos de chuvas, causar inundações, proliferar mosquitos e aproveitou-se para citar a importância de destinar os materiais recicláveis para a coleta seletiva).

Cena II: Água

Palhaço Azeitona de maneira lúdica demonstra como é realizado o desperdício de água na hora do banho ou escovação de dentes (Na cena em questão, relataram e orientaram o público sobre uso racional da água).

Cena III: Árvore
Os palhaços Ambrósio e Azeitona nesta cena relatam a importância das árvores e como se deve proceder o plantio (Na cena informaram que existem árvores de três portes: pequena, média e grande e que nós devemos escolher a árvore adequada para o local de plantio).

Para finalizar o Grupo de Teatro, juntamente com a equipe Neomille, Setor Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e Coordenadoria de Política Ambiental presentearam as escolas com 02 árvores.