18 NOV 2022
SAÚDE
Com foco na conscientização e prevenção, Prefeitura de Maracaju realiza “Dia D” de combate a Dengue, Zika e Chikungunya
Ação contou com panfletagem em pontos de circulação de pessoas e veículos, além de reforço nas visitas de rotina às residências.

A Prefeitura de Maracaju por meio da Secretaria Municipal de Saúde e o Departamento de Endemias realizou nesta sexta-feira 18-11 o “Dia D” de conscientização e prevenção aos criadouros do mosquito Aedes Aegypti que é o responsável pela transmissão das doenças Dengue, Zika e Chikungunya.

A ação contou com panfletagem em pontos de grande circulação de pessoas e veículos como: semáforo em frente à Tapeçaria Lobo (Avenida Mal. Deodoro); semáforo em frente à Pizzaria Fundo de Quintal (Rua 11 de Junho); semáforo em frente ao Açougue Beef Nobre (Rua José Pereira da Rosa) e o semáforo em frente ao CAS (Rua Major Carlos da Silva) a ação ocorreu desde as primeiras horas da manhã.

De acordo com Rafael Rodrigues Silva, Coordenador do Departamento de Endemias com o retorno no período chuvoso e a proximidade do verão, aumenta-se a preocupação com os indicadores de focos de proliferação do mosquito.

Temos uma preocupação constante e por isso, trabalhamos com nossas visitas técnicas às residências, infelizmente, ainda constatamos com base em dados estatísticos que a maioria dos focos e criadouros do mosquito ainda estão dentro de residências que estão habitadas, ou seja, faltando mesmo conscientização e cuidado por parte da população, por isso, a importância de sensibilizar os moradores e ações como essas de panfletagem e visitação são fundamentais e estão sendo ampliadas.” Afirmou Rafael Rodrigues Silva.

Como prevenir e eliminar criadouros do mosquito Aedes Aegypti:

1 – Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água.
2 – Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada.
3 – Não jogue lixo em terrenos baldios.
4 – Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha-as sempre com a boca para baixo.
5 – Não deixe a água da chuva acumular sobre a laje e calhas entupidas.
6 – Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.
7 – Se for guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva.
8 – Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.
9 – Lave com frequência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana.
10 – Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com frequência.
11- Piscinas e fontes decorativas devem ser sempre limpas e tratadas.
12- Sempre que possível evite o cultivo de plantas como bromélias ou outras que acumulem água em suas partes externas.