30 NOV 2022
EDUCAÇÃO
Com apoio da Prefeitura, PROERD forma alunos no Assentamento Santa Guilhermina e em Vista Alegre
Na soma do “Santa Guilhermina” e do distrito de Vista Alegre, cerca de 120 alunos foram formados.

A Prefeitura de Maracaju por meio da Secretaria Municipal de Educação consolidou a sua parceria com o PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência formando cerca de 120 alunos em dois polos de ensino, sendo eles no Assentamento Santa Guilhermina e no distrito de Vista Alegre.

A formatura do Assentamento Santa Guilhermina ocorreu na última segunda-feira (28), já do distrito de Vista Alegre ocorreu no final da tarde de terça-feira (29), ambas contaram com o prestígio de pais, autoridades e das forças de segurança da cidade.

Para nós é uma alegria enorme podermos contar com este programa que inclui temas importantes como o combate e prevenção às drogas e também a violência, levando essa informação para dentro da escola e também proporcionando um aprendizado muito próximo de pais e familiares, mais uma vez a gestão do Prefeito Marcos Calderan comprova o seu objetivo em priorizar e transformar a educação maracajuense, felizmente, até aqui, estamos sendo muito vitoriosos.” Comemorou Carolina Souza, Secretária Municipal de Educação.

Para o Prefeito Marcos Calderan esta iniciativa é de grande importância e, por isso, conta com amplo apoio da administração municipal.

“Trabalhar desde muito cedo temas como drogas e violência, prepara as crianças para um futuro melhor e longe desses fatores que destroem famílias e causam prejuízos para todos, felizmente, temos está sólida parceria com a Polícia Militar que já vem gerando frutos, parabenizo a todos os alunos e alunas formadas, pais e familiares, todo este resultado é o esforço do trabalho de muitas mãos, focadas em melhorar e mudar a vida de nossas crianças, parabéns a todos!” destacou Marcos Calderan.

Sobre o PROERD

O objetivo do programa é a aproximação da Polícia Militar com a comunidade, família e escola. É uma atividade preventiva, que busca conscientizar as crianças e adolescentes e ensiná-las a resistir ao aliciamento de usuários e traficantes. Tem como modelo um programa criado pela Polícia de Los Angeles nos Estados Unidos com estudos feitos por pedagogos, psicólogos e policiais, tendo sido adaptado para a nossa realidade e é adotado pela Polícia Militar de Mato Grosso do Sul há 20 anos.

Os conhecimentos sobre drogas e as formas de evitá-las, são transmitidos aos alunos através de 10 lições com a utilização de um Livro do Estudante, sendo aplicada uma aula por semana com a utilização de recursos didáticos como vídeos, dramatizações, jograis, canções, brincadeiras e ao final são realizadas formaturas com a participação da família e da comunidade, com a entrega de um diploma, habilitando aquele aluno a difundir os conhecimentos adquiridos.

O programa é ministrado exclusivamente por Policiais Militares que são rigorosamente selecionados e possuem curso de formação de instrutor, estando preparados para trabalhar com crianças de 9 a 12 anos.