01 DEZ 2022
OBRAS
Prefeitura de Maracaju entrega mais uma Ponte de Concreto e beneficia produtores na Região da Fazenda Moeda
Entrega faz parte de uma série de investimentos que deve construir quase 50 novas pontes até o final de 2024.

A Prefeitura de Maracaju por meio da Secretaria Municipal de Obras entregou na última terça-feira (29-11) mais uma ponte de concreto, desta vez, beneficiando produtores da região da Fazenda Moeda, Paraíso e Guariba.

Este trabalho, faz parte de um projeto liderado pelo Executivo Municipal e que contou com sugestões do Sindicato Rural de Maracaju, visando substituir pontes de madeira por pontes de concreto, garantindo longa durabilidade, segurança e um tratamento adequado aos recursos próprios do ITR – Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural que pela primeira vez, tem sido aplicado em benefício de quem os paga, ou seja, produtores rurais.

A produção agrícola coloca Maracaju em destaque todos os anos, aquece a economia local, gera empregos, faz nossa cidade crescer e se desenvolver, nada mais justo do que devolvermos um pouco ao “agro” tudo o que ele faz pela gente! Este é o princípio deste trabalho, devolver os recursos pagos pelos próprios produtores e garantir o escoamento de nossa produção, fico feliz e agradecido pela oportunidade dada pela comunidade para que desenvolvêssemos este trabalho.” Afirmou Marcos Calderan, Prefeito de Maracaju.

De acordo com Joaquim Herrera, Engenheiro e Secretário Municipal de Obras uma ponte de madeira tem durabilidade média de 3 a 5 anos, enquanto as pontes de concreto, podem atingir durabilidade superior a 100 anos, ambas contando com uma manutenção adequada.

Para nós é uma alegria ver que a aplicação deste recurso é correta, afinal uma ponte de concreto, além de garantir maior durabilidade, exige menos manutenção que uma ponte de madeira, beneficiando assim não somente quem usará a ponte para escoar sua produção, mas o próprio município que gastará menos com manutenção e terá um bem com maior vida útil, ou seja, benefícios e vantagens para todos.” Afirmou Joaquim Herrera.

Para a construção da ponte foram investidos R$ 484.267,75 (Quatrocentos e oitenta e quatro mil, duzentos e sessenta e sete reais e setenta e cinco centavos).
Acompanharam o Prefeito Marcos Calderan o Secretário Municipal de Obras Joaquim Herrera, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente Agadir Mossmann, Produtor Rural João Gilberto Marcondes, além de familiares do produtor e moradores da região.