02 DEZ 2022
GOVERNO
Parceria do Governo do Estado, Prefeitura e Câmara realiza o sonho de 144 famílias maracajuenses com “Lote Urbanizado”.
Governador Reinaldo Azambuja elogiou pioneirismo da administração municipal ao conceder kit de materiais de construção no valor de R$ 15 mil reais.

Na manhã desta sexta-feira 02-12, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Prefeitura de Maracaju e Câmara Municipal realizaram a cerimônia de assinatura de contratos dos 144 Lotes Urbanizados.

O programa fruto de uma parceria em que o município cede o terreno e a infraestrutura pública, estado cede a base do imóvel, primeira fiada de tijolos e fossa séptica, bem como, possibilita ainda o financiamento da cobertura, caso o beneficiário opte.

"O programa Lote Urbanizado foi uma inovação. Ele ajuda famílias a ter sua casa própria, para sair do aluguel e ter dignidade para criar seus filhos. Ainda tem o diferencial que não precisa pagar prestação. Elogio também a iniciativa do Prefeito Marcos Calderan, que contou com a aprovação da Câmara e de forma pioneira, concederá 15 mil reais em materiais de construção, certamente, isso será de grande valia para beneficiar ainda mais todas essas famílias.” destacou o Governador Reinado Azambuja.

Nesta parceria com a Prefeitura de Maracaju, as famílias serão contempladas em quatro loteamentos da cidade: Fortaleza (35), Ilha Bela I (66), Ilha Bela II (9) e outros 34 no Ilha Bela Social. O investimento será de R$ 2,58 milhões por meio da Agehab (Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul).

O Prefeito de Maracaju, Marcos Calderan, afirmou que é um momento de alegria, em mais uma parceria de sucesso com o governo do Estado.

"Vamos fazer nossa parte, por isso neste programa daremos um kit de materiais de construção no valor de R$ 15 mil. O Estado fez muitos investimentos e obras para a cidade. Temos o melhor governador da história do Estado".

Marcos Calderan ainda destacou que o município segue trabalhando por mais habitação, inclusive já estão em avançadas negociações a compra de novos terrenos, já que atualmente o município não dispõe de lotes para habitações populares e com a efetivação de compra, novas habitações poderão ser projetadas para os próximos anos.

Os terrenos foram doados pelo município, que ainda vai oferecer um kit para compra de materiais para ajudar na construção das casas. As bases das residências foram construídas pelo Governo do Estado. Cada área tem 24,56 metros quadrados, que vão comportar uma moradia com dois quartos, sala, cozinha e banheiro.

Sobre o Lote Urbanizado

Destaque e referência nacional, o programa Lote Urbanizado visa atender famílias com renda familiar de até R$ 4.685,00 e que não tenham sido beneficiados em nenhum Programa Habitacional Federal, Estadual e Municipal.

O município doa o terreno e presta assistência técnica, já o Governo do Estado constrói a base da casa até a primeira fiada de tijolos e o cidadão dá continuidade na construção de sua moradia.

Para participar o morador tem que realizar o cadastramento no sistema de inscrição da Agehab, e após passar pelo processo de seleção, as famílias serão chamadas e deverão comprovar em documentos que possuem condições financeiras para adquirirem os tijolos e os cimentos até o respaldo.

Participaram da cerimônia o Governador Reinaldo Azambuja, Prefeito Marcos Calderan, Vice-Prefeito Mauro Christianini, Secretária de Governo Cléo Wosniak, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente Agadir Mossmann, Secretário de Obras Joaquim Herrera, Secretária de Assistência Social Leiza Karen Barbosa, Secretária de Esportes Erlei Pires, Secretário de Saúde Thiago Caminha, Diretor-Presidente da Fundação Municipal de Cultura Rafael Fernandes Jara, Coordenadora do Vale Renda Letícia Nogueira Chamorro, Presidente da Câmara Robert Ziemann, Vereadores Joãozinho Rocha, Oseias Enfermeiro, Gustavo Veterinário, Vilmar da Era do Gelo, Luciano França, Catito, Rener Barbosa, Nego do Povo, Jeferson Lopes, Coordenadora de Políticas Públicas Jamaika do Carmo, Comandante da Polícia Militar Cleder Pereira da Silva, Secretário Adjunto de Educação do Estado Édio Antônio Resende de Castro, Presidente da SANESUL – Unidade Maracaju Gilson Marcondes, Diretora-Presidente da AGEHAB Maria do Carmo Avesani, entre outras autoridades, lideranças, famílias beneficiadas e a comunidade em geral.
Com informações do Governo do MS