15 DEZ 2022
EDUCAÇÃO
Secretaria de Educação forma profissionais da área no Projeto “Mãos que Falam: Pela Acessibilidade na Comunicação de Libras”
No total foram 32 formandos, que agora passarão para a etapa intermediária do curso e já estarão aptos para atuar no segmento.

A noite desta terça-feira 13-12 foi especial para a educação maracajuense, afinal 32 (trinta e dois) pessoas entre estudantes, professores, funcionários públicos e comunidade em geral, formaram-se no curso do Projeto “Mãos que Falam: Pela Acessibilidade na Comunicação de Libras”, com carga horária de 70hs no Módulo I – Básico.

A ação é realizada em parceria com o Instituto Pequeno Cidadão, e visou capacitar os alunos para se comunicar da melhor maneira com a comunidade surda não apenas nas escolas, mas em todos os segmentos da sociedade, os encontros aconteceram na Escola Municipal José Pereira da Rosa, entre 09 de agosto a 02 de dezembro de 2022, todas as terças-feiras, às 19h com mais um encontro mensal as sextas.

Para nós é uma alegria enorme poder proporcionar este curso de forma gratuita aos nossos profissionais da Educação, especialmente nesta etapa inicial, e que agora seguirão para a fase intermediária, no início eventualmente até participei do curso e sei da qualidade dessa capacitação, que é um dos compromissos que o Prefeito Marcos Calderan tem feito com muito carinho, dentro do pacote de investimentos, Educação Maior, Futuro Melhor.” Explicou a Secretária Municipal de Educação, Carolina Souza, neste ato, representando o Prefeito Marcos Calderan.

Presente no evento o Vereador de Maracaju Rener Barbosa, destacou a importância da iniciativa com a parceria do Instituto Pequeno Cidadão, salientando que este é um trabalho que merece ter a continuidade, pois capacita e melhora as condições de trabalho dos profissionais da Educação.

Parabenizo a todos os envolvidos, especialmente aos professores atuantes pelo desprendimento em buscar conhecimentos, visando unicamente, atender melhor os seus alunos, comprovando assim, que podemos fazer uma sociedade melhor, por meio da Educação.” Afirmou Rener Barbosa.

Na ocasião, ocorreu também uma homenagem a Instrutora do curso, Luana Coronel, que é surda e participou de forma voluntária, visando oferecer seu conhecimento e vivência na língua de sinais para os alunos, sendo merecidamente reconhecida e aplaudida por todos os presentes.

O curso teve duas professoras de Libras que foram essenciais na concretização desse curso, Ana Cristina Lima Machado Caetano e Lidiane de Jesus Borges Vargas.

Sobre o Projeto “Mãos que Falam”

O Projeto “Mãos que falam”: pela acessibilidade na comunicação de libras e inclusão sócio educacional” foi criado pensando no desenvolvimento pleno do processo de escolarização e aprendizagem dos educandos e educandas surdos e na Lei nº 10.436/2002, que reconheceu a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão dos surdos.

O projeto teve início no ano de 2015 no Centro Educacional Criança Esperança IV dentro do Projeto do PIBID na graduação do LETRAS/ LIBRAS Licenciatura da UFGD do polo Rio Brilhante. Nos anos seguintes o projeto foi estendido para os Centros Educacionais Criança Esperança IV, Criança Esperança II e Criança Esperança III escolas que tinham estudantes surdos.

No ano de 2021 o projeto deu início na Escola Municipal Jose Pereira da Rosa no período vespertino no qual tem um aluno com deficiência auditiva bilateral progressiva (com perda total da audição no ouvido esquerdo e de 70 % do ouvido direito). Neste mesmo ano o projeto se expandiu para além do chão da escola e foi ofertado para a comunidade geral dentro do Projeto Setembro Azul em um pequeno curso de Libras básico de 20 horas em parceria com Instituto Pequeno Cidadão.

E neste ano o projeto “Mãos que Falam: pela Acessibilidade na Comunicação de LIBRAS” novamente foi para além do chão da escola e se tornou um curso de extensão em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Instituto Pequeno Cidadão que nos oportunizou oferecer o curso no nível básico neste segundo semestre de 2022 e o nível intermediário no primeiro semestre do ano de 2023.

15/12/2022
Curso de Libras -