14 DEZ 2022
PARCERIAS
Prefeitura e Polícia Militar formam cinco novas turmas da Escola Municipal João Pedro Fernandes no PROERD
Somente nesta escola, foram 226 alunos que concluíram o curso ministrado com o apoio da polícia Militar.

Na noite da última segunda-feira 12-12, a Prefeitura de Maracaju por meio da Secretaria de Educação em parceria com a Polícia Militar do Mato Grosso do Sul, formaram cerca de 226 (Duzentos e vinte e seis) alunos pelo PROERD – Programa de Resistência às Drogas e a Violência, na Escola Municipal João Pedro Fernandes.

No total foram 5 (cinco) turmas somente na escola João Pedro Fernandes, conscientizando crianças e adolescentes e ensinando-as a resistir ao aliciamento de usuários de drogas e traficantes.

Esse projeto tem como modelo um programa criado pela Polícia de Los Angeles nos Estados Unidos com estudos feitos por pedagogos, psicólogos e policiais, tendo sido adaptado para a realidade do estado e adotado pela Polícia Militar de Mato Grosso do Sul há 20 anos.

Para a Secretária Municipal de Educação Carolina Souza, o PROERD é mais uma ferramenta fantástica que auxilia na Educação, além de destacar a importância do respeito as hierarquias dentro da escola, por meio da Polícia Militar, que participa ativamente do Projeto.

Não podemos deixar de agradecer ao Tenente Cleder e a todos os envolvidos da Polícia Militar, sem eles, nada seria possível, certamente estamos plantando uma semente que germinou e agora dará muitos frutos para os familiares e, consequentemente, para toda a comunidade maracajuense. Parabéns aos formandos e sucesso sempre.” Destacou Carolina Souza.

Para o Prefeito Marcos Calderan, essa parceria engrandece e valoriza ainda mais a Educação e o respeito aos demais, por meio dos ensinamentos da Policia Militar.

Este programa gera uma positiva interação entre a Polícia Militar com a comunidade, família e escola, reativado em nossa gestão e que está formando inúmeras turmas em diversas escolas de Maracaju, Vista Alegre e assentamentos. Parabenizo esses 350 alunos formados com muita honra e brilhantismo nesta noite, certamente, trata-se de uma ação simples, mas que já mudou a vida de cada um deles e de seus familiares.” Enalteceu o Prefeito Marcos Calderan.

Sobre o PROERD

As estratégias do Programa têm um caráter essencialmente preventivo, pois além de proporcionarem à comunidade condições de modificar os fatores ambientais e comportamentais que contribuem para o abuso de drogas e uso da violência, ainda prima pela filosofia do Programa que prevê o direcionamento de ações aos pais e responsáveis, visando, dessa forma a reflexão sobre a importância da família como ambiente primeiro da prevenção. Disso, pode-se afirmar que as discussões têm se tornado instrumento fundamental para a integração das famílias no processo educacional, a qual o diálogo torna-se proposta prioritária para a melhoria da qualidade de vida das crianças.

As lições são ministradas para as crianças da Educação Infantil, para o 5 e 7 º anos, para pais e responsáveis, por policiais militares instrutores especialmente capacitados para tal atividade que, além de estimularem habilidades das crianças para resistirem às pressões ao uso de drogas, estreita o relacionamento entre a Polícia Militar, a Escola e a Família, isso dentro da filosofia de polícia comunitária, a qual visa a defesa da vida, a integridade moral e física, a dignidade da pessoa humana, para assim vivenciar melhor a qualidade de vida.