12 JAN 2023
FAC
Com mais de 300 mulheres Capacitadas, FAC presta contas das atividades desenvolvidas ao longo do ano de 2022
Foram inúmeras atividades, cursos e ações de valorização e empoderamento das mulheres no município.

O FAC – Fundo de Apoio a Comunidade presta contas de suas atividades ao longo do ano de 2022 e planeja novas iniciativas neste novo ano, sempre focando na assistência as mulheres do município, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade, focando no empoderamento, empreendedorismo e geração de renda para cada uma delas.

De Janeiro a Dezembro, foram mais de 40 ações, entre cursos e eventos, capacitando 312 mulheres, estando presente, tanto em Maracaju, quanto em Vista Alegre.

De acordo com Meire Calderan, Primeira-Dama de Maracaju e Presidente do Comitê Gestor do Fundo de Apoio a Comunidade, neste primeiro ano de atividades do FAC, observou-se a extrema necessidade que havia de um órgão como este no município.

Nossa população, especialmente às mulheres, sentia falta de um local para se capacitarem, aprenderem novos ofícios, gerando oportunidades, voltadas especialmente na geração de renda, empreendedorismo e empoderamento, iniciando uma projeção de independência financeira ou, simplesmente, agregar a renda familiar, felizmente, contando com as bênçãos de Deus, conseguimos este resultado tão expressivo neste primeiro ano de atividades.” Afirmou Meire Calderan.

Sempre aberto a “ouvir” o FAC – Fundo de Apoio a Comunidade apostou na tecnologia, formando um Canal Aberto com a população, abrindo matrículas para cursos gratuitos e também ouvindo sugestões de capacitações, tal canal, segue aberto por meio do telefone (67) 9.8481-0004.

Além disso, conta com um Instagram divulgando suas ações, comunidade de Maracaju e Vista Alegre podem acompanhar no Instagram @fac.maracajums.

Relatório de Ações do FAC 2022

- Janeiro – Oficina de Colar de Crochê.
- Fevereiro - Feira de Artesanato Varanda FAC / Ação Social em parceria Assistência e Coordenadoria da Mulher no Assentamento Santa Guilhermina.
- Março -   Homenagem dia da mulher ¨Mulheres que inspiram mulheres. (Talk Show) em parceria com Assistência e Coordenadoria da Mulher.
- Abril -   Campanha Linhas do Amor – onde mulheres voluntárias confeccionaram toucas, xales, meias e luvas de lã para crianças e idosos e foram entregues ao CRAS e CREAS para distribuição de agasalhos / Projeto Decoração Páscoa – o FAC decora pontos de rotatórias com decoração lúdica em comemoração à Pascoa.
- Maio - Oficina de Laços para o comércio em parceria com a ASSEMA, oficina de laços para embalagens do comércio de Maracaju.
- Maio/Junho - Campanha do Agasalho- foram arrecadadas mais de 5 toneladas de roupas e doadas à CRAS de Maracaju que distribuiu na Aldeia, Maracaju e Vista Alegre.
- Julho - Oficina de artesanato de Latas recicláveis decorativas para jardins, condimentos, biscoitos, realizados em Maracaju e Vista Alegre.
- Agosto - Lançamento do Projeto Repescando – projeto que ainda se estende, capacitando mulheres e auxiliando em busca e inserindo ao mercado de trabalho realizado pelo CRAS /FAC
- Setembro - Curso de Risoto, Massas e artesanato em latas, atendemos 75 alunos.
- Outubro - Oficina de Empadas, Pães Caseiros e Esfihas, 03 dias de cursos. / Segunda Edição Campanha Café Solidário - arrecadados em 2022 - 6 toneladas de alimentos e entregue ao hospital do Câncer Alfredo Abrão de Campo Grande / Teatro “Dia das Crianças” em parceria com Fundação de Cultura. Dois espetáculos.
- Novembro - Parceria Coordenadoria da Mulher e Fundação de Cultura- 1 Desfile de Moda Mulheres Afro, realizamos em alusão ao Dia da Consciência Negra, desfile de moda em parceria com 20 boutiques e modelos afrodescendentes de Maracaju. / Segunda etapa de entrega Café Solidário no Hospital de Câncer Alfredo Abrão.
- Dezembro - Curso de Sobremesas Maracaju e Vista Alegre, oficina de vidros bairro Geazone Igreja Filadélfia, CRAS e Vista Alegre, Curso de Panetone no FAC e Vista Alegre e Oficina de Guirlandas Igreja Filadélfia e FAC.