31 JAN 2023
DESENVOLVIMENTO
Prefeitura de Maracaju aderiu a mais uma etapa do Programa Cidade Empreendedora.
Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente Agadir Mossmann, somado a outras lideranças do estado, participou do evento e selou o compromisso junto ao SEBRAE de trabalhar pelo desenvolvimento local.

Com ações voltadas para transformar a economia e promover o desenvolvimento dos municípios a partir do fortalecimento dos pequenos negócios, o programa Cidade Empreendedora é, pelo terceiro ano consecutivo, o principal projeto do Sebrae em Mato Grosso do Sul. A iniciativa, executada em parceria com as Prefeituras Municipais, contemplou no último ano 33 municípios e, em 2023, foi lançado um novo edital com mais dez vagas para cidades interessadas.

Nesta segunda-feira (30), durante o evento “Sebrae 2023: Inovando caminhos para empreender”, realizado na sede da instituição em Campo Grande, prefeitos tanto de municípios que já foram ou estão sendo atendidos pelo programa, quanto de cidades que pretendem firmar contrato com o Sebrae para esse novo ciclo de atuação, selaram o compromisso de trabalhar em prol do desenvolvimento local, por meio do Cidade Empreendedora, por ser uma ferramenta de incentivo ao empreendedorismo, fomento a conexão do poder público com a iniciativa privada e promoção da melhoria do ambiente de negócios, entre elas está Maracaju, participante ativa do programa desde o seu primeiro ano, confirmou a continuidade em sua participação.

De acordo com Agadir Mossmann, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, faz parte dos objetivos da administração do Prefeito Marcos Calderan trabalhar pelo fomento da economia local, englobando a cidade e o campo, por isso, trabalhar em parceria com o SEBRAE é fundamental.

“Maracaju é uma cidade próspera e que já está vivendo um verdadeiro crescimento, diante da chegada da Cerradinho, além da Rota Bioceânica que colocará nossa cidade, definitivamente no rumo do desenvolvimento, por isso, renovar essa parceria com o SEBRAE e o Cidade Empreendedora é fundamental para a continuidade deste trabalho, proporcionando total suporte aos nossos empreendedores, independente de suas áreas de atuação, todos juntos seguimos crescendo e levando nossa cidade ao topo do desenvolvimento.” Afirmou Agadir Mossmann.

Segundo o Presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS e do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, a participação dos prefeitos demonstra o engajamento dos gestores com avanço de cada município, já que bons resultados são alcançados por meio deste trabalho em conjunto.

“Temos boas expectativas, a ideia é que a gente consiga atingir todos esses municípios de forma positiva. Nas cidades em que atuamos conseguimos reduzir o número de fechamento de empresas e mostramos para as prefeituras que é possível se aproximar dos pequenos negócios locais. Isso é importante para fortalecer o relacionamento com as empresas da cidade, então, realmente, é um trabalho que faz a diferença para o desenvolvimento de cada região”, ressaltou Bertoni.

Nesta etapa, há a expectativa do Programa Cidade Empreendedora contemplar 40 (Quarenta) cidades, incluindo Maracaju, por um período de, aproximadamente, 18 meses e, dentre as ações previstas, estão: desburocratização de processos e melhoria da gestão municipal; incentivo à maior participação dos pequenos negócios nas compras públicas; formação de lideranças locais; e promoção do empreendedorismo nas escolas.

“O Cidade Empreendedora é um acelerador do desenvolvimento do município. Nós trabalhamos junto com a gestão pública e com a sociedade para melhorar o ambiente de negócios, fortalecer os pequenos empreendedores, no campo e na cidade, incluir essas pessoas no processo de desenvolvimento e fomentar a geração de emprego e renda. Atendemos 33 cidades que tiveram resultados expressivos e, neste ano, o trabalho continua. Nossa expectativa é contemplar cerca de 40 municípios, o que corresponde a mais da metade do Estado de Mato Grosso do Sul”, complementou o diretor-superintendente do Sebrae, Claudio Mendonça.

Sobre o Cidade Empreendedora

Desenvolvido pelo Sebrae/MS, em parceria com as prefeituras municipais que aderem à iniciativa, o programa Cidade Empreendedora possui duas linhas de atuação – uma voltada para a melhoraria do ambiente de negócios, e a outra direcionada para auxiliar e propor soluções tanto para o pequeno empresário quanto para os pequenos produtores rurais.