01 MAR 2023
DESENVOLVIMENTO
MEIO AMBIENTE
Em reunião com moradores, Prefeitura de Maracaju reforça compromisso com Quilombo São Miguel.
Na ocasião foram feitas entregas e ações que vão de encontro às necessidades dos pequenos produtores da localidade.

Nesta terça-feira, 28-02 a Prefeitura de Maracaju por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente realizou uma intensa ação no Quilombo São Miguel, reforçando o compromisso da administração municipal em apoiar os moradores da localidade tanto na questão de produção, quanto em outras diversas demandas.

Durante o evento foi apresentada a nova diretoria do Quilombo São Miguel, entrega de um trator que já era da localidade, entretanto, contou com reparos e manutenção por parte da Administração Municipal, somente com esta melhoria foram aplicados o montante de R$ 12.500,00 (Doze mil e quinhentos reais).

“Uma ação importante e que serviu para reforçar os vínculos entre a SEDEMA e os moradores do Quilombo São Miguel,  também reforçamos o compromisso da administração do Prefeito Marcos Calderan com a Comunidade, ressaltamos que o nosso foco é toda cadeia produtiva, desde o preparo do solo, a manutenção e conservação dos equipamentos, o escalonamento do plantio, visando ter produtos para entregar aos projetos de compras públicas durante toda a vigência dos contratos, buscamos cursos em convenio com sistema S para agregar conhecimento e disponibilizamos todo corpo técnico da Sedema em prol da assistência técnica a todos os produtores, outro ponto importante, é que um segundo trator agrícola da comunidade já encontra-se em manutenção na oficina do pátio rodoviário municipal, sendo reformado e adequado para o uso, um investimento de aproximadamente 15 mil reais, vale ressaltar o que o referido equipamento estava sem manutenção há mais de 5 anos, brevemente, moradores terão dois tratores à disposição para os trabalhos.” Explicou Agadir Mossmann, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente.

O Secretário também destacou que assistência técnica agronômica vem sendo disponibilizada a todas as famílias do Quilombo São Miguel, participantes e não participante dos programas de compras públicas, destacou também que está em fase avançada de estudos a viabilização de 8 a 10 novos produtores para atuarem na Feira dos Produtores do BNH, inclusive com possibilidade de atuação em outras feiras, oportunidade importante para a geração de renda dos moradores.

Além disso, também foi debatido com a nova diretoria uma normativa para o uso das patrulhas mecanizadas, visando obter uma melhor utilização, diminuir gastos de manutenção e manter uma conservação melhor dos maquinários. Outra importante conquista, foi a viabilização e coleta de documentação de 6 (seis) novos produtores na CAF, visando inseri-los no fornecimento de merenda escolar.

Também foram coletadas assinaturas dos produtores que irão participar do projeto de compra pública PNAE, que neste ano contou com 17 produtores do Quilombo São Miguel, vale ressaltar que o departamento de fomento agropecuário presta assistência aos produtores participantes dos programas de compras públicas na elaboração de projetos de vendas e compras e também na organização documental e emissão de notas fiscais.

Mesmo com as fortes chuvas, também foi concluído com êxito as atividades de preparo e manutenção do solo, atendendo aproximadamente 28 (vinte e oito) famílias com serviços de gradagem e encanteiramento, para este serviço, foi utilizada a “Patrulha Mecanizada” da Escola Agrícola, além da entrega de cargas de maravalha que servirão de adubo orgânico e condicionador de solo, muitos desses produtores, dependiam deste serviço para continuar atuando no fornecimento da merenda escolar.