06 MAR 2023
OBRAS
Prefeitura de Maracaju leva “Projeto Bairro Feliz” para os Bairros Nenê Fernandes e Olidia Rocha.
Nesta etapa, 19 colaboradores atuarão na limpeza de ruas e calçadas, além da conscientização dos moradores e vizinhos.

Na noite da última quinta-feira, 02-03, a Prefeitura de Maracaju, por meio da Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Obras, levou o projeto “Bairro Feliz” para as regiões do Nenê Fernandes e Olidia Rocha.

O programa busca sensibilizar e conscientizar ambientalmente a comunidade local, buscando assim uma limpeza pública urbana e acesso à cidadania, além de proporcionar uma renda para as famílias em situação de vulnerabilidade social, com o pagamento de meio salário mínimo para cada participante do projeto.

Nesta etapa o projeto conta com 19 integrantes para os dois bairros, sendo que cada um, atuará por meio período na limpeza de ruas, calçadas e apoio nos espaços públicos, além do diálogo constante com moradores, gerando uma “corrente do bem” em prol dos cuidados com o bairro.

Para Leiza Karen, Secretária de Assistência Social, este é um projeto que foi criado a muitas mãos, entretanto, somente se tornou realidade devido a sua importância para a cidade, bem como, originou-se pela ideia do prefeito.

“Limpeza urbana, apoio aos vulneráveis, consciência ambiental, são três bases atendidas neste projeto, algo pioneiro e que, inclusive, já tem sido alvo de procura de outros gestores públicos para implantarem em suas cidades, comprovando assim que Maracaju está no caminho certo, tornando-se uma referência em gestão o Mato Grosso do Sul. Parabenizo todos os envolvidos.” Finalizou Leiza Karen Barbosa.

Na ocasião foram entregues Kit’s para auxiliar no desenvolvimentos  das atividades, os kits são compostos por pás, carrinhos de mão, rastelo, vassouras, térmicas, uniformes e outros itens necessários para a execução das atividades.

De acordo com o Prefeito Marcos Calderan, trata-se de um projeto que nasceu ainda em sua campanha, objetivando ter uma cidade mais limpa, bonita e gerar um envolvimento entre a comunidade.

“Este projeto é pioneiro e tem dado muito certo, afinal com ele, geramos diversos resultados, especialmente de uma cidade mais limpa, bonita e com consciência ambiental, além de apoiar os mais vulneráveis, levando emprego e renda para essas famílias. Enquanto gestor público, somente tenho que agradecer a cada uma dessas 19 pessoas que estão agora, tornando-se parceiros da Prefeitura nos cuidados com a cidade, levando ainda esse carinho e atenção com os vizinhos e demais moradores, todos juntos, certamente, conseguiremos fazer uma cidade melhor para se viver.” Afirmou Marcos Calderan.

Sobre o Bairro Feliz

O “Bairro Feliz” visa desenvolver ações efetivas de sustentabilidade na área de limpeza urbana dos bairros, em conjunto com a comunidade local, integrando-a às ações sociais, beneficiando pessoas em vulnerabilidade social, que poderão obter uma renda com a colaboração na limpeza.

O programa busca ainda sensibilizar e conscientizar ambientalmente a comunidade, proporcionando assim uma melhor limpeza pública urbana e qualidade de vida, além de proporcionar uma renda para as famílias em situação de vulnerabilidade social. O Programa “Bairro Feliz” engloba a participação integrada dos órgãos públicos e da comunidade e foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria Municipal de Obras de Maracaju.

O Bairro Feliz também é responsável por atender ações que fortalecem a convivência familiar e comunitária, prestação de informações sobre direitos, capacitação para geração de renda e emprego, orientação para as mais diversas políticas públicas, prevenção e atendimento à situação de violações de direitos ou ameaça, por exemplo, violência doméstica.

Prestigiaram a abertura dos trabalhos do Bairro Feliz no Nenê Fernandes e Olidia Rocha o Prefeito Marcos Calderan, Primeira-Dama Meire Calderan, Secretário de Planejamento e Fazenda André Hadlich, Secretária de Assistência Social Leiza Karen Barbosa, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente Agadir Mossmann, Secretária de Governo Cléo Wosniak, Secretário de Obras e Urbanismo Joaquim Herrera, Procurador Jurídico Robson Coradini, Secretário de Cultura Rafael Fernandes Jara, Coordenadora de Política Públicas para Mulheres Jamaika do Carmo, Coordenadora do CRAS Diana Freitas, Coordenadora do Conviver Sirlei Carriço, Rosana Borges de Vasconcelos, neste ato representando a Secretária de Educação Carolina Souza, Coordenadora Operacional do Projeto Bairro Feliz Neiva Nicolau, Psicólogo e Técnico de Referência do Projeto Bairro Feliz Jhonathan Lucas Guimarães, Administrador Distrital Sydney Ramires, Vereadores Rener Barbosa, Oseias Enfermeiro, Vilmar Oliveira, Nelson Lords, Rosane Jung e Gracinha Pernambucana, além de lideranças locais, integrantes do projeto e a comunidade local.

03/03/2023
Lançamento Bairro Feliz Nenê Fernandes e Olidia Rocha