17 MAR 2023
SAÚDE
Prefeitura de Maracaju inicia avaliações de saúde dos alunos matriculados em CIEIs e Escolas da Rede Municipal de Educação..
A ação é fruto de uma parceria entre o Programa Saúde na Escola, Programa Crescer Saudável e programa de imunização vinculado à Secretaria Municipal de Saúde.

A Prefeitura de Maracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação, iniciou os trabalhos de avaliações dos alunos integrados aos CIEIs e Escolas da Rede Municipal de Ensino.

Fruto de uma parceria entre o Programa Saúde na Escola, Programa Crescer Saudável e programa de imunização vinculados à Secretaria Municipal de Saúde, as ações têm como objetivo primário verificar a situação de saúde dos alunos que retornaram às aulas para o ano letivo de 2023.

“As avaliações de saúde foram planejadas para o início do ano pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio dos programas destinados às crianças. O objetivo é realizar a identificação precoce de qualquer possível alteração na saúde dos alunos, podendo assim prevenir doenças, sem maiores prejuízos à saúde e aos estudos. Trata-se de um dos principais objetivos do Programa Saúde na Escola.” Conforme destacou a Coordenadora do Programa Saúde na Escola, Dra. Vânia Toyokawa Monteiro.

As avaliações consistem em Avaliação Antropométrica, verificação da situação vacinal e verificação da saúde bucal.

1) Avaliação Antropométrica (verificação do peso e altura) – desenvolvidas pelas equipes de estratégia da saúde da família e equipes de Unidades Básicas de Saúde, apoiada pelo Nutricionista e Coordenador do Programa Crescer Saudável da Secretaria Municipal de Saúde Devaldino P. dos Santos Júnior e das Nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação, Priscila Aoki e Camila Raquel da Rocha.

2) Verificação da Situação Vacinal - desenvolvidas pelas equipes de estratégia da saúde da família e equipes de unidades básicas de saúde com o apoio da Enfermeira Coordenadora de Imunização, Morgana de Freitas Rocha.

3) Verificação da Saúde Bucal – desenvolvida pelos cirurgiões dentistas das equipes de estratégia da saúde da família.

CRONOGRAMA DE ATENDIMENTO (Data / Escola / Equipe Responsável)

·   15/03/23 - Ciei Maria Dalphina R. Castro ESF. Maracaju;

·   16/03/23 - Ciei Gregória Martins ESF Ambrósio O. De Lima;

·   16/03/23 - E.M. José Pereira Da Rosa ESF Dr. Orestes;

·   17/03/23 - E.M. José Pereira Da Rosa ESF Dr. Orestes;

·   17/03/23 - Ciei Waltrudes F. Muzzi ESF. Egídio Ribeiro;

·   17/03/23 - Ciei N. Sraª Auxiliadora Extensão ESF. Olívio F. De Lima;

·   20/03/23 -  Ciei São Benedito ESF. Clementino B. Wanderley;

·   21/03/23 - Ciei N. Sraº Auxiliadora Polo ESF. Balbino Correa De Lima;

·   22/03/23 - E.M. Maurícia P. Gomes Matutino ESF. Olidia Rocha;

·   22/03/23 - E.M. Maurícia P Gomes Vésper ESF. Maracaju;

·   23/03/23 -  E.M. João Batista Lino Braga ESF. João Leopoldo K Netto.

Para as demais Escolas e CIEIs, serão divulgadas novas datas de avaliações no dia 24-03-2023.

Autor: Tiago S. Rodrigues DRT 1785/MS - Assessor de Comunicação Responsável.