14 JUN 2023
Prefeitura de Maracaju realizou Conferência Municipal de Assistência Social.
Com o tema: Reconstrução do SUAS. O SUAS que temos e o SUAS que queremos.

Durante dois dias, servidores públicos, conselheiros e a sociedade em geral, debateram temas pertinentes a melhorias no serviço da Assistência Social, diversos municípios tem realizado suas próprias conferências, objetivando levar a debate temas que poderão ser levados a etapa estadual.

Foram apresentados cinco eixos, sendo eles: Eixo 1 – Financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidade dos entes federativos à garantia dos direitos socioassistenciais, contemplando as especialidades regionais do país. Eixo 2 – Controle Social: qualificação e estruturação das instâncias de controle social com diretrizes democráticas e participativas. Eixo 3 – Articulação entre segmentos: Como potencializar a participação social do SUAS? Eixo 4 – Serviços, programas e projetos: Universalização do acesso e integração da oferta dos serviços e direitos do SUAS e, Eixo 5 – Benefícios e transferência de renda: A importância dos benefícios socioassistenciais e o direito à garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.

“Para nós é um momento de grande importância, afinal podemos contar com a cooperação de conselheiros, técnicos e a comunidade em geral na apresentação de melhorias para o serviço de Assistência Social, como sempre lembramos, não estamos prestando favores e sim, garantindo direitos para famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade social.” Explicou Leiza Karen Barbosa, Secretária de Assistência Social.

O evento também contou com palestra com o Coordenador Geral da Associação dos Anglicanos Solidários de Campo Grande e Presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Sérgio Wanderly Silva.

“Momento importante, debatendo ideias e apresentando soluções, durante nossa gestão reativamos os conselhos, trouxemos a comunidade para dentro do Poder Público, objetivando fiscalizar e sugerir melhorias, assim vamos administrando com muitas mãos, focados sempre em trazer os melhores resultados, também na área de assistência social.” Destacou Marcos Calderan, Prefeito de Maracaju.

Durante o evento, ocorreram apresentações do Jazz do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Ação Jovem com a música “Sinônimos” e também o teatro com o tema “Escolha”.

O evento foi realizado na última terça a quarta-feira (13 e 14-06), no plenário da Câmara de Vereadores de Maracaju.

Participaram da Conferência Municipal da Assistência Social o Prefeito Marcos Calderan, Presidente da Câmara Robert Ziemann, Esposa do Vice-Prefeito Johanna Christianini, Secretária de Assistência Social Leiza Karen Barbosa, Secretária de Educação Carolina Souza, Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Renato Pleutin Loureiro, Conselheiro Marcos Gonçalves da Silva, Conselheiro Wilson Paiva Soares e a Soldado Natalia Teixeira Ferreira neste ato representando a Polícia Militar.

Autor: Tiago S. Rodrigues DRT 1785/MS - Assessor de Comunicação
13/06/2023