17 AGO 2023
Prefeitura de Maracaju realiza abertura da III Semana da Educação Especial.
Evento marca os trabalhos do município quando a Educação Especial, focando na inclusão e atendimento de todos na Rede Municipal de Ensino.

Na noite desta segunda-feira 14-08 a Prefeitura de Maracaju por meio da Secretaria Municipal de Educação realizou a abertura oficial da III Semana da Educação Especial no Salão de Eventos do Tatersal.

Neste ano o evento contou com o tema “Educação Especial, Desconstruindo Barreiras para uma Educação de Acessibilidade e Inclusão”.

Contando com a presença de diretores, coordenadores, educadores, pais e alunos a Semana da Educação Especial objetiva sensibilizar a comunidade em geral para a necessidade de ações verdadeiramente inclusivas em todos os domínios. A educação especial é uma modalidade de ensino destinada a pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento TEA e altas habilidades e/ou superdotações.

Em Maracaju, são atendidas crianças com essas características em todas as etapas da Educação Básica, por isso, tem se destacado em nível estadual, inclusive contando com a procura de outras cidades para a viabilização de um trabalho semelhante em seus municípios.

Além da apresentação de trabalhos e outras metodologias de ensino, o evento contou com uma palestra intitulada “Dentro da Vontade Social e Política qual o papel da escola, comunidade, família e pessoa na inclusão educacional?” ministrada por Telma Nantes.
Participaram do evento os Vereadores Rener Barbosa, Nenê da Vista Alegre, Luciano França, além das Orientadores Técnicas Pedagógicas e Responsáveis pela Educação Especial, Dieniffer Benites, Rafaela Christina Abranches e Wilma Moreira Kleinhans, bem como a Presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência Maire, além da classe educacional, pais, alunos e responsáveis, junto com a sociedade em geral.

Autor: Tiago S. Rodrigues DRT 1785/MS - Assessor de Comunicação
17/08/2023