21 AGO 2023
MEIO AMBIENTE
Prefeitura de Maracaju orienta como descartar corretamente o óleo de cozinha usado.
No município, Cooperativa Recicla Maracaju é responsável pelo recebimento, manuseio e destinação final correto do resíduo.

A Prefeitura de Maracaju por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente vem a público orientar a comunidade maracajuense a respeito do descarte correto de óleo de cozinha usado.

O óleo de cozinha é um resíduo comum produzido diariamente em lares e estabelecimentos comerciais em Maracaju. Quando descartado de maneira inadequada, ele pode causar sérios danos ao meio ambiente. O descarte incorreto em pias e ralos pode levar à obstrução de sistemas de esgoto, além de contaminar águas superficiais e subterrâneas.

No município, a Cooperativa Recicla Maracaju além de coleta, triagem e reciclagem de materiais como papel, plástico, papelão e vidro, também realiza a coleta e encaminhamento à reciclagem de óleo de cozinha descartado. A população também tem a opção de levar o óleo usado até a Cooperativa, localizada na Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, S/N, Centro de Maracaju.

O sucesso da Cooperativa Recicla Maracaju depende do envolvimento ativo da comunidade. A conscientização pública sobre os problemas associados ao descarte inadequado de óleo usado é uma parte vital dessa iniciativa.

A Cooperativa Recicla Maracaju segue desempenhando um papel fundamental na promoção de um futuro mais sustentável para a cidade. Ao transformar o descarte de óleo usado de cozinha em uma oportunidade para reciclagem e reutilização, a cooperativa não apenas ajuda a preservar o Meio Ambiente, mas também inspira outros a adotarem práticas mais responsáveis. Com o apoio contínuo da comunidade, Maracaju está pavimentando o caminho para um futuro mais verde e consciente.

VANTAGENS DA RECICLAGEM DO ÓLEO DE COZINHA

Redução da Poluição Ambiental
O descarte inadequado de óleo de cozinha pode causar sérios danos ao meio ambiente, contaminando solos, águas superficiais e subterrâneas. Ao reciclar o óleo, evita-se a contaminação do solo e dos corpos d'água, preservando a qualidade do ecossistema.
Conservação de Recursos Naturais
A reciclagem de óleo de cozinha ajuda a reduzir a demanda por matérias-primas virgens usadas na produção de novos produtos. O óleo reciclado pode ser transformado em biodiesel, sabão, produtos de limpeza e outros materiais, diminuindo a necessidade de recursos naturais e reduzindo a pressão sobre o meio ambiente.
Redução de Resíduos em Aterros Sanitários
Ao reciclar óleo de cozinha, menos resíduos sólidos são encaminhados para aterros sanitários. Isso prolonga a vida útil desses aterros e reduz o impacto ambiental associado à disposição inadequada de resíduos.
Promoção da Conscientização Ambiental
A reciclagem de óleo de cozinha é uma maneira tangível de demonstrar a importância da sustentabilidade e da responsabilidade ambiental. Ela aumenta a conscientização da comunidade sobre os impactos positivos que pequenas ações individuais podem ter no meio ambiente.

CONFIRA OS PASSOS PARA A ARMAZENAGEM DO ÓLEO DE COZINHA
O armazenamento adequado do óleo de cozinha usado é fundamental para garantir a segurança, evitar derramamentos e facilitar a sua posterior reciclagem.
1. Espere o Óleo Esfriar:
Antes de começar a armazenar o óleo usado, é importante esperar que ele esfrie completamente.
2. Coe o Óleo:
Usar um coador ou peneira para remover restos de alimentos sólidos do óleo é recomendado. Isso evita que partículas sólidas entupam ralos ou causem problemas durante o processo de reciclagem.
3. Escolha um Recipiente Adequado:
Opte por um recipiente resistente e à prova de vazamentos. Um frasco de vidro ou plástico com tampa é uma boa escolha. Evite recipientes de papel ou papelão, pois podem enfraquecer e vazar.
4. Não Misture com Outros Líquidos:
Não misture o óleo de cozinha com outros líquidos, como água ou produtos de limpeza. A presença de água pode facilitar a decomposição do óleo, enquanto produtos químicos podem contaminar o óleo e dificultar a reciclagem.
5. Despeje o Óleo com Cuidado:
Despeje o óleo de cozinha usado no recipiente escolhido com cuidado para evitar derramamentos. Uma maneira fácil de fazer isso é usar um funil.
6. Feche o Recipiente Tampado:
Certifique-se de que o recipiente esteja completamente tampado para evitar vazamentos e para impedir que o cheiro do óleo se espalhe.
7. Armazene em Local Fresco e Escuro:
Guarde o recipiente em um local fresco, escuro e fora do alcance direto da luz solar. Isso ajuda a prolongar a vida útil do óleo e reduz o risco de deterioração.
8. Rotule o Recipiente:
É útil rotular o recipiente para que você saiba que contém óleo de cozinha usado e não acidentalmente o confunda com outros líquidos.
10. Descarte Adequadamente:
Quando o recipiente estiver cheio, leve-o a um ponto de coleta de óleo de cozinha usado ou a uma instalação de reciclagem adequada.
Ao transformar o descarte de óleo usado de cozinha em uma oportunidade para reciclagem e reutilização, a cooperativa não apenas ajuda a preservar o meio ambiente, mas também inspira outros a adotarem práticas mais responsáveis.

Autor: Tiago S. Rodrigues DRT 1785/MS - Assessor de Comunicação