06 SET 2023
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Com apoio da Prefeitura, Aula Inaugural e capacitação do Programa Mulher Segura é realizado em Maracaju.
PROMUSE é um programa de segurança as mulheres vítimas de violência do Governo do Estado e realizado no município com o apoio da Administração Municipal.

Durante três dias, segunda (04), terça (05) e quarta (06), Maracaju transformou-se na “capital da segurança pública” por meio de uma ação importante, fruto de uma parceria do Governo do Estado com a Prefeitura, trata-se da Aula Inaugural e capacitação do Programa Mulher Segura que já é realizado no município.

Com uma ampla programação, o evento realizado na Câmara de Vereadores, foi direcionado para Assistentes Sociais, Psicologas, Advogados, Policiais Militares, Policiais Civis, Corpo de Bombeiros e demais envolvidos no ciclo preventivo de violência doméstica, dos municípios de Maracaju, Sidrolândia, Dourados, Rio Brilhante, Nova Alvorada do Sul e Campo Grande.

SOBRE O EVENTO

No primeiro dia, uma palestra com o tema “Feminismos em perspectiva histórica” foi ministrada pela Promotora de Justiça Dra. Livia Carla e ainda outra palestra com o tema “Ética no Atendimento a Mulher” foi apresentada pelo Perito Médico Legal de Maracaju, Dr. Marcel Rizetti.

Já no segundo dia de evento, ocorreram capacitações com a Delegada Titular da Polícia Civil de Maracaju, Dra. Gláucia Valério, com o tema “Lei Maria da Penha”, além da Secretária de Assistência Social, Leiza Karen Barbosa, que trouxe o tema “Atribuições dos órgãos da rede de enfrentamento à violência contra a mulher”, “Medidas Protetivas e Direito de Família” com PMMS, Cláudio, “Violência contra a mulher indígena” com a Tenente Rosa que atua como Comandante do Promuse de Dourados e, fechando o segundo dia, palestrando o Comandante da 2ª CIPM de Maracaju, Tenente Coronel, Cleder Pereira da Silva.

Fechando o evento no terceiro e último dia, ocorreram palestras com o Juiz de Direito da Comarca de Maracaju, Dr. Raul Ignatius Nogueira, com o tema: “Medidas Protetivas de Urgência”, Sargento Rosane de Souza Cabreira com o tema: “Atuação Policial Especializada no PROMUSE”, Kênia Barros e Mariana Aniz com o tema: “Igualdade e Violência de Gênero” e a Capitão PM, Bruna Carla, com o tema: “Técnica Policial na Perspectiva PROMUSE e Documentação PROMUSE”.

Durante o evento, também ocorreu a fala com orientação e palestra da Advogada, Dra. Vaneska Velasco Silveira, atuante na área de Direito da Família e Conselheira do Conselho da Mulher do município.

Sobre o PROMUSE

O PROMUSE - Programa Mulher Segura da Polícia Militar, tem como missão salvaguardar mulheres que são vítimas da violência doméstica, promove a IV Capacitação para laborar o PROMUSE.

Este curso tem por finalidade habilitar agentes civis e militares a laborar em rede pela quebra do ciclo da violência doméstica; para um atendimento especializado às vítimas, para a prevenção do feminicídio e para o acompanhamento das mulheres que necessitarem de apoio e segurança. O PROMUSE atende em 19 municípios do Mato Grosso do Sul, mulheres acompanhadas pelo programa que tem levado segurança para mulheres constantemente ameaçadas por ex-companheiros, atuando com fiscalizações das medidas protetivas, acompanhando por um período as mulheres, com sua segurança em risco, repassando assim as informações do descumprimento ou não das medidas protetivas de urgência ao judiciário, tornando o processo mais célere.

Durante os três dias, o evento contou com presença de autoridades, entre elas o Prefeito de Maracaju, Marcos Calderan, Primeira-Dama, Meire Calderan, Secretária de Assistência Social, Leiza Karen Barbosa, Diretor Geral da Diretoria da Polícia Comunitária e Direitos Humanos da Policia Militar do MS, Coronel PM Alexandre  Rosa Ferreira, Comandante de Policiamento da Area 1, Coronel PM Rodrigo Alex Potrich, Comandante da 2ª CIPM, Tenente Coronel Cleder Pereira da Silva, Sub Comandante da 2ª CIPM Capitão Luana Mota da Costa, Coordenadora do Promuse, Capitão Bruna Carla Sanches Rodrigues, além de policiais militares, civis, bombeiros, profissionais da Assistência Social, servidores públicos e a comunidade em geral.

Autor: Tiago S. Rodrigues DRT 1785/MS - Assessor de Comunicação
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024