30 OUT 2023
PLANEJAMENTO E FINANÇAS
Em Audiência Pública, Prefeitura de Maracaju apresenta Lei Orçamentária Anual 2024.
LOA apresentou um orçamento previsto para 2024 de mais de 452 milhões de reais, mas preocupação com queda de arrecadação é considerada.

Na última quinta-feira, 26-10, a Prefeitura de Maracaju por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Fazenda realizou Audiência Pública de Apresentação e Discussão da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2024.

O evento ocorreu de forma aberta a comunidade na Câmara de Vereadores e contou com a presença do Prefeito de Maracaju, Marcos Calderan, Secretário Municipal de Planejamento e Fazenda, André Hadlich, além de vereadores, secretários municipais, servidores públicos e a comunidade em geral.

A Lei Orçamentária Anual foi debatida e discutida entre os presentes, posteriormente, será enviada ao Legislativo Municipal para a sua devida aprovação, ela é elaborada com base nas diretrizes anteriormente apontadas no Plano Plurianual (PPA) e pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), ambos definidos pelo Poder Executivo, sempre discutidas por meio de Audiências Públicas.

Apresentou-se na ocasião, um orçamento previsto de  R$ 452.420.000,00 (quatrocentos e cinquenta e dois milhões e quatrocentos e vinte mil reais)para 2024, frente ao previsto de R$ 404.500.000,00 (quatrocentos e quatro milhões e quinhentos mil reais) de 2023, entretanto, ressaltou-se a preocupação com a queda de arrecadação, tanto oriunda de repasses constitucionais federais e os recursos próprios, fruto da queda dos preços das commodities, ou seja, tanto em 2023, quanto em 2024, há possibilidade da arrecadação ser inferior a essa prevista.

Na LOA apresentada, apontou-se a seguinte destinação: R$ 94.148.000,00 (Noventa e quatro milhões, cento e quarenta e oito mil reais) para a Secretaria Municipal de Educação, R$ 91.330.000,00 (Noventa e um milhões, trezentos e trinta mil reais) para a Secretaria Municipal de Saúde, além de outras pastas e setores que também são beneficiados.

Mesmo com a queda de arrecadação, Maracaju seguirá aplicando mais do que é obrigado constitucionalmente em saúde e educação, por exemplo, Educação aponta-se um mínimo de investimentos de 25%, será aplicado 27,1% e saúde aponta-se um mínimo de investimentos de 15%, será aplicado 17,7%.

ORÇAMENTO PÚBLICO

O Orçamento Público é o instrumento de planejamento que detalha a previsão dos recursos a serem arrecadados (receitas) e a destinação desses recursos (despesas) a cada ano. Ao englobar receitas e despesas, o orçamento é a peça fundamental para o equilíbrio das contas públicas e indica as prioridades de Governo para a sociedade.

Autor: Tiago S. Rodrigues DRT 1785/MS - Assessor de Comunicação