09 JAN 2024
CULTURA
Prefeitura de Maracaju comemora um ano de Secretaria Municipal de Cultura e enaltece as ações.
O crescimento da Cultura e Lazer no município, tem proporcionado muitas atividades realizadas aos maracajuenses.

A cultura tem tido um espaço especial, inclusive consolidando como secretaria e com orçamento próprio para o desempenho de suas atividades, passando pela valorização dos artistas locais, atualmente credenciados e contratados constantemente para eventos do município, além de ações que visam fomentar a renda e criatividade dos maracajuenses.

De acordo com Rafael Fernandes Jara, primeiro e atual Secretário Municipal de Cultura do município, Maracaju passou por uma verdadeira transformação no segmento e os resultados já tem sido colhidos, prova disso é o “Natal Vida & Luz” que resgatou as atividades no período de festas da cidade, além de concursos e a tão esperada reforma do Museu Anna Thereza de Lima Alves, ainda em andamento, fruto de uma parceria importante com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

CONFIRA UM RESUMO DAS ATIVIDADES DESEMPENHADAS NOS ÚLTIMOS ANOS

● Concurso de Fotos de Dia das Mães.

● 6º Concurso de Fotografias.

● Organização do Ato Cívico em comemoração ao 7 de setembro.

● Incentivo a Feira de Artesanato movimenta região e aquece economia dos artesãos de Maracaju.

● Concurso Público de Decoração Natalina.

● Entrega de 160 (Cento e sessenta) jogos de uniformes para alunas do ballet, valor investido foi de R$ 20.941,00 (Vinte mil novecentos e quarenta e um reais) no ano de 2021.

● Realização de Espetáculos de dança.

● Organização do Natal & Luz, com a chegada do “Papai Noel”

● Valorização dos artistas locais.

● Feira de Exposição da Associação da Casa dos artesões de Maracaju.

● Curso de Artesanato.

● Oficinas de música de diversas áreas para 2022.

● Homenagem às mães servidoras públicas no Paço Municipal.

● Semana dos Museus em Maracaju é aberta com Roda de Conversa.

● Sede para espaço próprio, localizada na Vila Juquita.

● Desfile Cívico de Aniversário de Maracaju.

● Aquisição de instrumentos, valor investido foi de R$ 16.830,00 (Dezesseis mil oitocentos e trinta reais) com aquisição de material musical no ano de 2022.

● Participação de alunos de ballet pela primeira vez do Festival de Dança de Joinville–SC.

● Elaboração e execução do calendário cultural do município.

● Aquisição de novos figurinos para fazerem apresentações em eventos no município, valor do investimento foi de R$ 42.400,00 (Quarenta mil e quatrocentos reais)

● Fundação Municipal de Cultura passa a se tornar Secretaria Municipal de Cultura.

● Oferecimento de vagas gratuitas para as oficinas (balé, violão, bateria, flauta, capoeira, entre outras).

● Oficinas para alunos da Rede Municipal de Ensino em parceria com a UEMS.

● Museu ao ar livre na Expomara

● Lei Paulo Gustavo - Valor Total R$ 421.838,00 (Fomento Audiovisual, Fomento Demais Áreas e Premiação Mestres da Cultura.

● Realização do 2º Festival de Dança

● Dia da Criança 2023, com teatro 3 Palavrinhas

● Participação no Festival Brasileiro de Dança em CG.

● Realização da 1ª Conferência Municipal de Cultura

● Formatura das Oficinas da Biblioteca do Sesi

● Ação em alusão ao Dia da Consciência Negra.

A Secretaria Municipal de Cultura, que antes atendia como Fundação e Cultura, se tornou secretaria através da Lei Complementar 176, publicada em dezembro de 2022.

Autor: Tiago S. Rodrigues DRT 1785/MS - Assessor de Comunicação