21 FEV 2024
EDUCAÇÃO
Beneficiando Vista Alegre, Prefeitura de Maracaju entrega reforma e ampliação da Escola Municipal Ciro Aniz.
Somente nesta semana, foram três entregas, reforma e ampliação da Escola Agrícola, ampliação da Escola Maurícia Paré e agora Vista Alegre.

A Prefeitura de Maracaju por meio da Secretaria Municipal de Educação segue trabalhando, juntamente com a Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, realizou a entrega oficial da reforma e ampliação da Escola Municipal Ciro Aniz.

Além da ampla reforma do prédio existente, foram construídas 12 (doze) novas salas de aula, 1 (uma) nova área de circulação coberta, sala de professores, banheiros, refeitório, passarelas cobertas e quadra poliesportiva com vestiários.

Na ocasião, foram investidos de recursos próprios o montante de R$ 6.199.748,31 (Seis milhões, cento e noventa e nove mil, setecentos e quarenta e oito reais e trinta e um centavos).

Durante o evento também ocorreu à entrega simbólica dos uniformes escolares para o Ano Letivo de 2024, sendo que todas as Unidades de Ensino irão receber os uniformes para a entrega aos alunos.

SOBRE A ESCOLA CIRO ANIZ

A escola funciona com a Educação Infantil e o Ensino Fundamental de 1° ao 3° Ano, e recebeu o nome de Escola Municipal Ciro Aniz, com a Diretora Ledir Inês Stragliotto Timm.

A denominação é homenagem a um dos mais antigos educadores do Distrito de Vista Alegre, pelos seus feitos na beneficência e trabalhos voltados aos moradores do Distrito. Um cidadão pioneiro que veio muito a contribuir pelo crescimento e desenvolvimento do local. Homem de caráter bondoso, personalidade firme, sempre pronto para ajudar seu próximo.

Viveu em uma época que o Distrito de Vista Alegre era um lugar de difícil acesso, poucos moradores, não tinha luz elétrica, água encanada, transporte, meio de comunicação, estradas precárias, mesmo assim procurou dar assistência com seu comércio Mercearia "A Preferida", localizada no centro do Distrito.

Com sua boa vontade deixava seu comercio e dirigia-se a única Escola do Distrito (Júlio Müller) para colaborar com a aprendizagem da população local. Também foi Tabelião do Cartório de Vista Alegre.

Ciro Aniz, nascido em 01/11/1924, filho de Ramão Aniz e Belmira Ramos Aniz, era casado com Cira Fernandes Aniz, já com a idade avançada e a saúde debilitada, em 2013 participou da inauguração da escola que leva seu nome. Vindo a falecer em 26 de junho de 2015.

A escola teve como primeiros professores: Aline Mai; Aline Norma da Silva Kuhn; Andréa da Silva Quintana; Avelina Souza Brites; Carolina Oliveira Miranda; Claudia Maria Michalski Teuschel Fernandes; Cleodete Michalski Teuschel Gomes; Elizangela Arguelho Ibanes; Elizangela Urnau Santa Cruz; Ivanilde Gonçalves Vargas Guedes; Juvanete Pereira Nunes; Leidi Carmem Assmann; Luciane Souza da Silva; Lucimeire de Souza Scapini; Nazislangela Arguelho Ibanes; Paula Roberta Schwinn Siebert; Raquel Romeiro Pires Roveda; Regina Costa Barbosa; Renan Araujo Steinmetz.

AUTORIDADES PRESENTES NA ENTREGA

Participaram do evento o Prefeito de Maracaju, Marcos Calderan, Primeira-Dama, Meire Calderan, Vice-Prefeito, Mauro Christianini, Secretária Municipal de Educação, Carolina Souza, Secretário Municipal de Obras, Joaquim Herrera, Secretário Municipal de Cultura, Rafael Fernandes Jara, Secretária de Assistência Social, Leiza Karen Barbosa, Secretária Municipal de Administração, Paula de Souza Brites, Secretário Municipal de Esportes, Erlei Pires Dias, Chefe de Gabinete, Dayani Barbosa, Presidente da Câmara, Robert Ziemann, Vereadores, Gustavo Veterinário, Nenê da Vista Alegre e Rener Barbosa, Diretora da Escola Julio Muller, Elizangela Arguelho Ibanez, Comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar, Danielle Grotti, Coordenador Regional da SEGOV, Cecílio Amarila Neto, Administrador Distrital, Sydney Ramires, Presidente do SISPMMA, Mara Rúbia Rodrigues, Gerente da Gemutran, Jaime Talaveira, Gerente do Sindicato Rural, Cláudia Nogueira (Representando o Presidente Marco Antônio Marcondes), Engenheira da Poligonal Engenharia, Isabele Britez, (Empresa Responsável pela Obra), Conselheiros Tutelares, professores, pais, alunos e a comunidade em geral.

Autor: Tiago S. Rodrigues DRT 1785/MS - Assessor de Comunicação