Em alusão ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março e instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Prefeitura de Maracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e através do Departamento de Vigilância Sanitária, em parceria com a Sanesul, promoveu uma ação especial no dia 21 de março.
A iniciativa teve como objetivo conscientizar a população sobre a importância da preservação da água e a gestão sustentável dos recursos hídricos. Durante a ação, foram distribuídos folders, panfletos e folhetos informativos para transeuntes nas proximidades da Praça Central, destacando a relevância do uso consciente da água.
Outro ponto de destaque foi a apresentação do programa Vigiágua, de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde por meio da Vigilância Sanitária. O Vigiágua, programa do Ministério da Saúde, tem como finalidade monitorar a qualidade da água para consumo humano, garantindo que a população tenha acesso à água potável dentro dos padrões de qualidade estabelecidos pela legislação vigente. No município, o programa realiza a coleta de, no mínimo, 168 amostras anuais em locais de uso público, como escolas, UBSs, ginásios esportivos, entre outros.
O Gerente da Sanesul de Maracaju, Agnaldo Lopes, reforçou o compromisso da empresa com a segurança hídrica do estado. Segundo ele, a Sanesul distribui mensalmente 11,7 bilhões de litros de água tratada, atendendo 664 mil ligações de água e 344 mil de esgoto nos 68 municípios sob sua concessão. Lopes também destacou que a empresa investe constantemente em infraestrutura e tecnologia para garantir o abastecimento regular e de qualidade, principalmente em períodos de estiagem.
A segurança hídrica está diretamente ligada à conservação ambiental, e para isso a Sanesul desenvolve programas de proteção de nascentes e mananciais, além de promover campanhas educativas que incentivam o uso racional da água. Com foco na universalização do saneamento, prevista pelo novo marco legal do setor até 2033, a empresa reafirma seu compromisso de garantir água tratada e coleta de esgoto para toda a população, consolidando Mato Grosso do Sul como referência em gestão hídrica.
A ação reforça a importância do consumo consciente e do engajamento de toda a sociedade para a preservação desse recurso essencial para a vida.
Órgão responsável: Secretaria Municipal de Saúde através
do Departamento de Vigilância Sanitária
● Realiza coleta de amostras de água em Escolas, CIEI'S, UBSs, Ginásios de esportes, Estádio municipal, Terminal Rodoviário e demais locais de uso público,
● Coleta de no mínimo 168 amostras de água ao ano, enviadas para análise no Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN)
● Análise de qualidade dos parâmetros físico-químico e
microbiológicos da água de consumo para população, com
resultado enviado aos órgãos competentes.
Monitoramento de agrotóxicos em água
Monitoramento da qualidade de água
Inspeção Sanitária em abastecimento de água