Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Maracaju - MS e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Prefeitura Municipal de Maracaju - MS
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Linkedin
Rede Social Instagram
Rede Social Youtube
Notícias
DEZ
02
02 DEZ 2025
EDUCAÇÃO
Educação Especial em Maracaju avança com novas ações, formações e reorganização do atendimento.
receba notícias
Rede Municipal fortalece práticas inclusivas e aprimora estrutura para garantir apoio qualificado a 297 estudantes público-alvo da Educação Especial

A Prefeitura de Maracaju, por meio da Secretaria Municipal de Educação, reafirma seu compromisso com a inclusão e com o direito de todos os estudantes a uma educação de qualidade. Atualmente, a Rede Municipal atende 297 alunos, público-alvo da Educação Especial, assegurando acompanhamento pedagógico especializado e apoio individualizado conforme as necessidades de cada estudante.

O município oferta Atendimento Educacional Especializado (AEE) no contra turno, em Salas de Recursos Multifuncionais, conduzido por 15 professores especializados, que desenvolvem estratégias pedagógicas adaptadas e alinhadas ao desenvolvimento integral dos alunos. Nos períodos regulares, o suporte educacional se dá por meio de 83 professores de apoio escolar, responsáveis por auxiliar no processo de aprendizagem, e 53 profissionais de apoio, que contribuem no cuidado, higiene e locomoção dos estudantes. A acessibilidade comunicacional também se mantém garantida com o trabalho de 3 intérpretes de Libras, além do apoio de 3 estagiários remunerados, que reforçam as atividades do setor.

O fortalecimento das ações inclusivas tem sido ampliado com a atuação da equipe multiprofissional da Secretaria Municipal de Educação, composta por pedagoga, psicopedagoga, psicólogos e assistente social. Esse grupo realiza observações, acompanhamentos e intervenções junto aos alunos público-alvo da Educação Especial, oferecendo suporte técnico e promovendo formações continuadas para aperfeiçoar a prática pedagógica em toda a rede.

Entre as ações formativas realizadas em 2025, destacam-se duas importantes capacitações voltadas as profissionais de apoio e professores de apoio escolar. A primeira, intitulada “Autismo na Escola: Compreensão, Manejo e Acolhimento”, foi realizada em parceria com a AMAR – Associação de Amigos do Autismo de Maracaju. As palestrantes Maria Ângela Souza de Jesus, Josane Ap. R. Golfeto Hefler, Maria Cândida G. E. Minervine e Stefany Minervine conduziram o encontro com sensibilidade e fundamentação técnica. A segunda formação, “Entendendo TDAH e TOD, na Prática, Escolar”, ocorreu em parceria com o Núcleo de Atendimento Psicológico (NAP) e foi ministrada por Douglas Tadeu Borgato, que trouxe reflexões e estratégias práticas para o cotidiano escolar.

Além dessas ações, a formação dos profissionais de apoio foi ampliada ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (MIRIM) e ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (AÇÃO JOVEM), estendendo o alcance das orientações e fortalecendo a rede de proteção e apoio às crianças e adolescentes. Já para os professores de apoio e professores de área, foi ofertada uma capacitação em parceria com o SEBRAE, com o tema “Inclusão e Acolhimento: Estratégias para Apoiar Alunos com TDAH na Escola”, proporcionando novas práticas e reflexões pedagógicas.

 Visando aperfeiçoar o funcionamento da Educação Especial, a equipe multiprofissional está reformulando a Resolução que orienta o serviço, definindo de forma mais clara as atribuições dos profissionais, os critérios e fluxos de atendimento e as diretrizes para avaliação dos estudantes da rede. Simultaneamente, está em construção o Regimento Interno do Núcleo da Educação Especial, documento que organizará o funcionamento das equipes, garantindo transparência, organização e efetividade nas ações.

A articulação intersetorial também tem sido prioridade, com a integração das equipes educacionais aos serviços de saúde e saúde mental. A construção de fluxos de referência e contrarreferência busca fortalecer o acompanhamento integral dos alunos, assegurando que cada criança e adolescente tenha acesso aos atendimentos adequados em todas as dimensões de seu desenvolvimento.

O ano de 2025 tem sido um período de transição, ajustes e fortalecimento técnico na Educação Especial de Maracaju. A Rede Municipal segue dedicada a aprimorar práticas, elevar a qualidade do atendimento e consolidar uma política educacional inclusiva, humana e cada vez mais efetiva para todos os estudantes.

 

Autor: Tiago S. Rodrigues DRT 1785/MS - Assessor de Comunicação
Seta
Versão do Sistema: 3.4.4 - 23/07/2025
Copyright Instar - 2006-2025. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia