Ir para conteúdo do site

Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Maracaju - MS
Acompanhe-nos:
Facebook
Youtube
Linkedin
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
JAN
30
30 JAN 2020
SAÚDE
Campanha Janeiro Roxo terminou neste dia 30
Terminou na manhã desta quinta-feira (30) as atividades voltadas ao Janeiro Roxo, mês dedicado ao combate da Hanseníase. Doença ainda rodeada de tabu e preconceito que vem crescendo no país. O Brasil ocupa o segundo lugar mundial em número de casos de hanseníase, perdendo apenas para a Índia. Na última década, foram registrados cerca de 30 mil casos novos por ano no Brasil.

Terminou na manhã desta quinta-feira (30) as atividades voltadas ao Janeiro Roxo, mês dedicado ao combate da Hanseníase. Doença ainda rodeada de tabu e preconceito que vem crescendo no país.

O Brasil ocupa o segundo lugar mundial em número de casos de hanseníase, perdendo apenas para a Índia. Na última década, foram registrados cerca de 30 mil casos novos por ano no Brasil.

A campanha Foi Para alertar a população sobre os sinais e sintomas da doença e mobilizar os profissionais de saúde quanto à busca ativa para diagnóstico precoce e prevenção de incapacidades, a Campanha do dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase.

Em Maracaju a ação Janeiro Roxo é realizada pela Secretaria  Municipal de Saúde através do programa Hanseníase   com o apoio de todos os profissionais de saúde , uma campanha nacional de combate da hanseníase, que busca melhorar o controle da doença por meio da disseminação de informações especializadas e da conscientização da população sobre sua gravidade, bem como da necessidade de diagnóstico e tratamento precoces, contribuindo para a redução do preconceito acerca da doença.

Os principais sinais e sintomas da doença são: manchas esbranquiçadas, acastanhadas ou avermelhadas, com alterações de sensibilidade (a pessoa pode sentir choques, câimbras e formigamentos que evoluem para dormência); pápulas, infiltrações, tubérculos e nódulos; diminuição ou queda de pelos localizada ou difusa (especialmente sobrancelhas) e ausência de sudorese no local (pele seca).

 

O tratamento recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é baseado na poliquimioterapia, ou seja, com o uso de várias drogas para a intervenção terapêutica. Uma parte do tratamento é realizada nos postos de saúde, necessitando que o paciente compareça à unidade uma vez por mês para tomar a medicação (dose supervisionada). No restante do tratamento, o paciente pode tomar os remédios em casa. 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação
Local: Postos de saúde
VINCULADOS À PÁGINA:
SAÚDE - SMS
Localização
Rua: Appa, nº 120 – Centro - Maracaju / MS CEP: 79150-000
Horários
07:00 às 11:00 - 13:00 às 17:00
Contato
(67) 3454-1320
contato@maracaju.ms.gov.br
© Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Logotipo Instar
Seta
Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia