06 MAR 2020
SAÚDE
Previne Brasil, novo programa do governo federal começa a ser realizado em Maracaju. Na manhã desta sexta feria (6), a Secretária de Saúde acompanhada da equipe técnica esteve nas emissoras de rádio falando sobre o Novo Programa do Ministério da Saúde Previne Brasil.

Segundo a secretaria o programa foi lançado em novembro e muda a forma como o Governo Federal distribui recursos aos municípios para cuidar de mais brasileiros no SUS

O programa Previne Brasil vai promover uma verdadeira reestruturação na forma que o Governo Federal distribui recursos para os municípios. Todas as pessoas usuárias do SUS, serão cadastradas e os valore de repasse para a saúde dos municípios será através do cadastro, hoje cerca de 12 mil, pessoas estão sem cadastro em Maracaju, essas pessoas serão todas cadastradas, e todas as outras que tem cadastros também serão visitadas e responderão um questionário de perguntas.

O cadastro será feito pelos agentes de saúde, que estarão visitando as famílias com várias perguntas ligadas ao SUS, e os usuários deverão passar o número do CPF, de todos os dependentes. A Secretária pediu a população para que receba bem o agente e que responda a todas as perguntas, o beneficio desse programa será para o próprio usuário do sistema. Ela lembrou ainda, que os agentes estarão devidamente identificados.

Os agentes já passaram por uma qualificação e deverão ter mais uma qualificação nos próximos dias. Além de que agente de saúde receberá um tablet para agilizar seus trabalhos,

O prazo para que o questionário e cadastro dos usuários seja repassado ao Ministério da Saúde tem um prazo de 3 meses.

Local: Secretaria de Saúde