O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é um equipamento público onde são oferecidos serviços, programas e benefícios com o objetivo de prevenir situações de risco e fortalecer os vínculos familiares e comunitários.
Devido a pandemia do novo coronavírus, COVID-19 a equipe técnica precisou se adaptar, pensando em uma melhor forma de continuar os atendimentos e preservar a saúde dos nossos usuários. De acordo com o Diário Oficial da União publicado em 02/04/2020, pelo Ministério da Cidadania, através Portaria /MC nº 337, de 24 de março de 2020, que dispõe sobre medidas para o enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus, COVID-19, no âmbito do Sistema Único de Assistência Social.
O CRAS vem ofertar os serviços pelos meios de comunicação disponíveis, telefone fixo e celular além do aplicativo de mensagens whatsapp.
A população será atendida através da equipe técnica do CRAS, composta por assistentes sociais, psicólogos e técnicos do cadastro único.
Atendimentos ofertados no CRAS:
- Atendimento Psicossocial, escuta especializada, orientação e encaminhamentos;
- Atendimento emergencial através de Benefícios Eventuais concedidos conforme o parecer técnico, respaldado pelo art. 22 da Lei nº 8.724, de 7 de dezembro de 1993;
CADASTRO ÚNICO
- Orientação, inclusão, atualizações e encaminhamentos;
* Somente as inclusões através de visitas domiciliares para o programa Bolsa Família, no momento estão temporariamente suspensas devido o auxilio emergencial do governo.