21 SET 2021
CULTURA
Diretor-Presidente da Fundação de Cultura de Maracaju prestigia “Fórum de Gestores Municipais” e busca fortalecer vínculos para ações em parceria com o estado.
Rafael Fernandes Jara buscou nesses primeiros meses de gestão conhecer e resgatar a cultura da cidade mesmo em período de pandemia

Na última segunda-feira 20-09 em Campo Grande ocorreu no auditório da UEMS – Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul a edição 2021 do Fórum de Gestores e Dirigentes Públicos Municipais de Cultura de Mato Grosso do Sul.

O fórum teve como objetivo debater a retomada do Prosimc, que é o projeto de apoio à estruturação dos Sistemas Municipais de Cultura, e a integração das políticas públicas estaduais com os municípios, ou seja, abrir um canal de comunicação do Estado com os municípios.

Durante o evento a Diretora Geral da Fundação de Cultura do estado Mariana Rondon destacou que uma das competências da Fundação de Cultura do estado é auxiliar os municípios.

Neste momento de retomada, a sociedade pede um olhar com mais carinho para a cultura, pois a retomada não é só dos eventos culturais, mais também uma retomada da economia. O governador Reinaldo Azambuja teve esse olhar ao lançar o pacote da Retomada. Desejo que todos tenham um bom aproveitamento neste evento.” Explicou Mariana.

Na reunião foi apresentada a nova estrutura da Secretaria de Cidadania e Cultura de MS, e num segundo momento, a ideia é oferecer cursos e oficinas por meio do Fórum para integrar os municípios com os editais públicos e as ações da Cultura do Estado. Foram apresentados os gestores estaduais e municipais de Cultura e feita uma pequena apresentação dos Editais da Fundação de Cultura de MS e do Sistema Estadual de Bibliotecas.

Presente na reunião, o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura de Maracaju, Rafael Fernandes Jara, disse que veio buscar aprendizado e parcerias para consolidar o elo entre os municípios e o Estado.

Estamos há oito meses à frente da pasta da Cultura, uma gestão nova, estamos resgatando a cultura do município e buscamos fortalecer este elo com o Estado. A cultura foi a primeira a parar com a pandemia, mas graças a Deus, estamos retomando aos poucos. Buscamos alavancar a Cultura em nosso município”. Afirmou Rafael.

O Diretor-Presidente ainda destacou que o objetivo é retomar aos poucos, mas com cuidado e zelo necessário, afinal a pandemia ainda persiste e afirmou estar feliz e seguro com essa parceria sólida do Governo do Estado, através da Fundação de Cultura do Estado, salientando com este apoio grandes ações estão por vir na cidade.

Elencou ainda ações como a Live de Aniversário de Maracaju que resgatou artistas locais e valorizou a história da cidade, exemplificando a participação especial da Cantora Delinha, filha do Distrito de Vista Alegre.

Bem como, citou atuação forte em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realizando ações pontuais nas escolas, projetando ainda outras novidades para eventos como Festa da Linguiça e Expomara, focados em resgatar a valorizar a cultura local, durante a realização desses eventos festivos previstos para 2022.

Fotos: Daniel Reino